LITERACIA DE PROMPTS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA ENSINAR E APRENDER turma T1-25/26
Apresentação
Na era da Inteligência Artificial (IA), dominar as instruções dadas aos grandes modelos de linguagem é tão crucial, como era saber pesquisar eficazmente há décadas atrás. Com a ascensão da IA generativa, como chatbots e assistentes virtuais, é urgente que professores e alunos desenvolvam novas competências digitais. Uma capacidade essencial na educação é a criação de prompts eficazes: instruções claras e específicas que garantam interações produtivas e eficientes com a IA. Para tirar o máximo partido das interfaces generativas é fundamental praticar e analisar criticamente tanto a informação que se fornece à IA como o resultado obtido. É importante notar que o mesmo comando pode gerar respostas diferentes em distintos chatbots, uma variação que oferece uma valiosa oportunidade de aprendizagem. O curso on-line visa fornecer as ferramentas para usar a IA de forma produtiva e com resultados de alta qualidade, capacitando os participantes a controlar esta (r)evolução e a compreender os seus riscos e limitações. O curso explora não só o "como" criar prompts, mas também o "porquê" e o impacto de comandos bem elaborados na utilidade dos resultados da IA, promovendo uma evolução das competências digitais. Os participantes aprenderão a construir prompts que transformam a IA numa ferramenta prática e potente para alcançar diferentes objetivos, desde a elaboração de relatórios à geração de conteúdo que acelera a aprendizagem. Acreditamos no acesso equitativo a este conhecimento transformador, dado que a IA está a remodelar a forma como vivemos e trabalhamos. Por isso, este curso foi concebido para ser acessível, envolvente e esclarecedor, ajudando também a fomentar a transição digital na educação
Destinatários
Professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender os fundamentos da Inteligência Artificial (IA) e os seus principais subdomínios; - Identificar as aplicações e o potencial dos LLM em cenários de ensino e aprendizagem; - Explorar e analisar diversos modelos de prompts existentes para IA generativa; - Desenvolver a capacidade de construir novos modelos de prompts adaptados a diferentes objetivos; - Dominar a utilização de ferramentas de criação de prompts, otimizando a interação com IA; - Adquirir proficiência na escrita de prompts eficazes para diferentes finalidades; - Desenvolver estratégias para promover competências de escrita de prompts com os alunos; - Reconhecer e discutir criticamente os riscos e as limitações inerentes aos modelos de IA generativa; - Compreender o conceito de viés algorítmico e as suas implicações éticas no uso da IA; - Promover o desenvolvimento de competências digital para a transição digital na educação
Conteúdos
. Módulo 1 - Grandes Modelos de Linguagem Natural (LLM) (3h síncronas online + 2h trabalho autónomo: leituras e estruturar o portefólio digital) Metodologia - Utilização do método expositivo na contextualização e apresentação do curso. Sessão 1 (3h síncronas online) Introdução ao desenvolvimento da Inteligência Artificial. Subdomínios da Inteligência Artificial: LLM, Aprendizagem de máquina, Aprendizagem profunda. . Módulo 2 -Modelos de Prompts de Inteligência Artificial (3h síncronas online + 2h trabalho autónomo) Metodologia: Discussão e debate sobre modelos de prompts de IA. Sessão 2 (3h síncronas online) Exploração de modelos de Prompts para criar recursos multimédia. Construção de novos modelos de prompts para texto, imagem, som e vídeo. . Módulo 3 - Prática de comandos para ensinar e aprender (3h síncronas online + 2h trabalho autónomo). Metodologia: Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo. Sessão 3 (3h síncronas online) Explorar ferramentas de criação de prompts. Treino para escrever prompts eficazes para ensinar e aprender. Estratégias para promover competências de escrita de prompts e reduzir a desinformação. . Módulo 4 - Limitações da IA e Viés algorítmico (6h síncronas online + 4h trabalho autónomo) Metodologia: Discussão e debate sobre riscos, limitações e viés algorítmico. Sessão 4 (3h síncronas online) Reconhecer e discutir os riscos e as limitações dos modelos de IA. Compreender o viés algorítmico e as armadilhas da IA. Sessão 5 - (3h síncronas online) Apresentação dos trabalhos e avaliação do curso.
Metodologias
Utilização do método expositivo na apresentação do curso, dos ambientes online de apoio à formação e na contextualização das temáticas; Discussão e debate sobre modelos de prompts de IA. Exploração dos conteúdos e execução das tarefas de cada módulo. Análise/discussão/reflexão dos recursos criados e avaliação dos resultados. Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo. As reflexões serão feitas em grande grupo. Discussão e debate sobre riscos, limitações e viés algorítmico. O trabalho assíncrono de debate e criação de recursos será na plataforma Moodle e com apoio tutorial.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (50%) - Relatório final de reflexão crítica (20%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Bateman, T. (2024). Teacher perspectives of ChatGPT as a pedagogical tool in the K-12 setting: a case study. Quality Assurance in Education.Moura, A. (2024). Inteligência Artificial na Educação: perceções dos professores participantes numa oficina de formação. Carvalho, A. A. A., Schlemmer, E., Area, M., Marques, C. G., Santos, I. L., Guimarães, D., Cruz, S., Moura, A., Reis, C. S., Rebelo, P. V. (Orgs) (2024). Atas do 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning. Centro de Estudos Interdisciplinares, 184-193.Moura, A. & Carvalho, A. A. (2023). Inteligência Artificial para Ensinar e para Aprender. In Alves, L. (Org.), Inteligência Artificial (IA) e Educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: Editora EDUFBA, 155-168.Moura, A. & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6 (2): e202308, 1-26.
Formador
Adelina Maria Carreiro Moura
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |