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ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COM IA GENERATIVA: DA EXPERIMENTAÇÃO À INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA turma 280T1-25/26

Apresentação

A integração da Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino de línguas estrangeiras tem vindo a transformar práticas pedagógicas, permitindo personalizar a aprendizagem, diversificar abordagens metodológicas e libertar os docentes de tarefas repetitivas. A sua articulação com plataformas digitais e ferramentas colaborativas contribui para ambientes de aprendizagem mais inclusivos, eficazes e centrados no aluno (Luckin et al., 2016). Após uma fase inicial de exploração e experimentação, em que proporcionámos aos formandos a ação "Ensino de Línguas Estrangeiras com IA Generativa: Um Universo de Possibilidades em Todos os Níveis de Aprendizagem" torna-se essencial avançar para a integração pedagógica da IA, ancorada em princípios éticos e didáticos, embora não seja um requisito ter frequentado a formação anterior. Em contextos híbridos ou digitais, estas tecnologias permitem reforçar a autonomia discente, melhorar o feedback e promover o acesso equitativo à educação (Zawacki-Richter et al., 2019). Esta ação justifica-se pela necessidade de aprofundar as competências dos docentes dos grupos 120, 210, 220 (Ensino Básico) e 320, 330, 340, 350 (Ensino Secundário), no uso pedagógico da IA generativa em alinhamento com as orientações curriculares, incentivando práticas inovadoras, responsáveis e ajustadas aos desafios atuais do ensino de línguas.

Destinatários

Professores de Ensino Básico e Secundário – 120;220;210;320;330;340;350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Ensino Básico e Secundário – 120;220;210;320;330;340;350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Ensino Básico e Secundário – 120;220;210;320;330;340;350.

Objetivos

Com esta ação pretende-se: - Aprofundar o conhecimento sobre o uso pedagógico da IA generativa no ensino de línguas estrangeiras. - Consolidar práticas (iniciadas ou não na ação anterior) e explorar aplicações avançadas em contextos reais. - Integrar criticamente ferramentas de IA em práticas letivas alinhadas com as orientações curriculares. - Criar e adaptar recursos didáticos com IA, de forma colaborativa, ética e centrada no aluno. - Avaliar e monitorizar o progresso dos alunos de forma automatizada. - Promover a atualização profissional contínua dos docentes. - Estimular a inovação pedagógica e o uso responsável da IA em contextos híbridos e presenciais.

Conteúdos

Sessão 1 - 4H.Fundar uma base conceptual e crítica, com foco no enquadramento pedagógico e ético. (Ambientação; Apresentação; Tipologias e potencialidades das ferramentas de IA generativa no contexto educativo; Ferramentas de apoio à docência e de apoio à aprendizagem; Papel do professor como mediador entre a tecnologia e a aprendizagem significativa; Decisões pedagógicas informadas e conscientes das questões éticas, de segurança digital, privacidade e proteção de dados; Engenharia dos prompts; Práticas pedagógicas para ambientes híbridos e presenciais; Criação de recursos (exercícios, tarefas de produção oral e escrita, feedback automático)) Sessão 2 - 2H. Explorar a aplicação prática da IA na construção e adaptação de materiais didáticos. (Cultura profissional de experimentação, criatividade e inovação; Materiais com apoio da IA para diferentes perfis de alunos; Limitações, riscos e enviesamentos dos modelos de IA generativa; Criação de recursos (exercícios, tarefas de produção oral e escrita, feedback automático) Sessão 3 - 2H.Fomentar a transformação das práticas de ensino com base na IA e no papel ativo do docente. (Monitorização da aprendizagem com apoio da IA; Criação de recursos (exercícios, tarefas de produção oral e escrita, feedback automático)) Sessão 4 - 2H.Aplicar a IA na monitorização, diferenciação pedagógica e avaliação. (Automatização de processos de feedback e avaliação formativa; Criação de recursos (exercícios, tarefas de produção oral e escrita, feedback automático) Sessão 5 - 2H. Expandir aprendizagens, promover práticas colaborativas. (Automatização de processos de feedback e avaliação formativa; Criação de recursos (exercícios, tarefas de produção oral e escrita, feedback automático)) Sessão 6 - 3H.Consolidar aprendizagens e projetar a continuidade da capacitação. (Partilha de experiências e exemplos práticos desenvolvidos; Reflexão crítica sobre dificuldades, constrangimentos e estratégias adotadas com IA com base no Mural digital de partilha de produtos finais da ação; Avaliação das aprendizagens realizadas e da ação). Assíncronas (10 horas): Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, criando produtos digitais com as ferramentas apresentadas, preferencialmente ancorados em cenários reais do ensino da LE

Metodologias

O curso desenvolver-se-á através de uma metodologia mista (15:00 Síncronas + 10:00 Assíncronas), combinando sessões síncronas e assíncronas, com recurso ao Zoom e à plataforma Moodle do CFAE. As sessões síncronas terão um carácter interativo, privilegiando a discussão, a partilha de experiências e a resolução de problemas. Os momentos teórico-práticos e de exemplificação das ferramentas, em contextualização pedagógica, serão alternados com oportunidades de reflexão a partir das tarefas realizadas colaborativa e cooperativamente em momentos de grupo. As sessões assíncronas constituem-se como espaços de aprofundamento, para desenvolvimento das competências digitais, preferencialmente ancorados em cenários reais, decorrendo ao próprio ritmo e no acesso a fóruns de feedback e exposição de dúvidas. Todos os participantes terão oportunidade de partilhar as suas experiências e produtos digitais, construídos nas sessões assíncronas, num mural que será alvo de análise e avaliação formativa.

Avaliação

A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 1 a 10 valores correspondente a menções qualitativas. Serão consideradas como componentes de avaliação: o trabalho realizado nas sessões síncronas e assíncronas. A avaliação depende ainda do relatório final individual que explicite e avalie o percurso realizado pelo formando ao longo da ação de formação e que dê conta das suas reflexões críticas no que respeita aos conteúdos da ação. Os registos de avaliação dos formandos irão atender a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando baseando-se na: - Participação /Contributos- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica- 40% De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Cardoso, T. M. L., Bastos, G., Pestana, F., Rocha, A. P., Casanova, M. P., & Beaton, M. (2023). Digital learning to (re)imagine a positive direction for post-COVID education: European perspectives. In A. Chova, A. Martínez, & I. Torres (Eds.), EDULEARN23 Proceedings (pp. 4053-4057). IATED Academy. DOI: https://doi.org/10.21125/edulearn.2023.1088Casanova, M. P. & Rocha, A. P. (2022). Ética nas comunidades de investigação. In J. Paz (Ed.) (2022). Ética e Investigação no Digital (pp.10-19). LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.23245727Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M., & Forcier, L. B. (2016). Intelligence unleashed: An argument for AI in education. Pearson Education. https://www.pearson.com/content/dam/corporate/global/pearson-dot-com/files/innovation/Intelligence-Unleashed-Publication.pdfRocha, A.P., & Casanova, M.P. (2023). Digital Approach to teach creative writing with secondary student learners of English. In LLT Journal: A Journal on Language and Language Learning, 26, n. 2, 605-619 . DOI: https://doi.org/10.24071/llt.v26i2.6569Zawacki-Richter, O., Marín, V. I., Bond, M., & Gouverneur, F. (2019). Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education – where are the educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(1), 1–27. https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0

Observações

OBSERVAÇÕES MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Ana Paula Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-01-2026 (Terça-feira) 17:45 - 21:45 4:00 Online síncrona
2 07-01-2026 (Quarta-feira) 19:45 - 21:45 2:00 Online assíncrona
3 13-01-2026 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
4 13-01-2026 (Terça-feira) 19:45 - 21:45 2:00 Online assíncrona
5 20-01-2026 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
6 20-01-2026 (Terça-feira) 19:45 - 21:45 2:00 Online assíncrona
7 03-02-2026 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
8 03-02-2026 (Terça-feira) 19:45 - 21:45 2:00 Online assíncrona
9 10-02-2026 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
10 10-02-2026 (Terça-feira) 19:45 - 21:45 2:00 Online assíncrona
11 24-02-2026 (Terça-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 06-01-2026
Fim: 24-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136036/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom online

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