
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOTORAS DO DESENVOVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS: O CURRÍCULO COMO OPORTUNIDADE turma T1-25/26
Apresentação
A educação inclusiva exige encarar o currículo como oportunidade de desenvolvimento de competências para todos os alunos. O Decreto-Lei n.º 54/2018 em conjunto com o Decreto-Lei nº 55/2018, preconizam o currículo como instrumento para que todos os alunos alcancem as competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento que define as competências alvo da educação, incluindo as sócio emocionais, como eixo central de uma educação inclusiva de qualidade. Por esse motivo, a presente ação de formação propõe capacitar os docentes para o domínio progressivo de práticas pedagógicas que integrem o desenvolvimento das competências sócio emocionais no quotidiano curricular, independentemente da disciplina lecionada. Partindo do princípio de que as competências se constroem na ação e na relação, a formação centra-se na mobilização de metodologias que organizem intencionalmente a participação ativa dos alunos , tais como o trabalho cooperativo, a resolução de problemas, o debate argumentativo ou a reflexão partilhada , criando condições para que habilidades como a empatia, a autorregulação, a escuta ativa e a colaboração se desenvolvam de forma transversal. Desta forma, o currículo deixa de ser apenas veículo de conteúdos e passa a ser o instrumento integrador de competências humanas essenciais, contribuindo para uma escola mais inclusiva, equitativa e promotora de bem-estar e aprendizagem significativa para todos.
Destinatários
Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário e Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
. Conhecer os componentes essenciais das competências sócio emocionais e o seu contributo para o desenvolvimento das restantes capacidades e atitudes previstas no PASEO. . Compreender o papel do currículo como instrumento promotor do desenvolvimento sócio emocional no âmbito da educação inclusiva. . Reconhecer que as competências se desenvolvem na ação pedagógica e na participação ativa dos alunos. . Integrar práticas pedagógicas que promovam empatia, autorregulação, escuta ativa e colaboração, de forma transversal às áreas disciplinares. . Mobilizar metodologias ativas como o trabalho cooperativo, a resolução de problemas e o debate que favoreçam a construção de competências humanas essenciais. . Planificar experiências de aprendizagem que articulem conteúdos curriculares com objetivos sócio emocionais, promovendo ambientes educativos mais equitativos, significativos e humanizantes.
Conteúdos
A ação organiza-se em torno de seis eixos de conteúdo que articulam fundamentos conceptuais com práticas pedagógicas aplicadas. Todos os conteúdos estão orientados para a integração efetiva do desenvolvimento sócio emocional no currículo, em qualquer área disciplinar ou nível de ensino. 1. Enquadramento curricular e legal do desenvolvimento sócio emocional - 3 horas - Educação inclusiva e currículo por competências: articulação entre o DL 54/2018, o DL 55/2018 e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). - A centralidade das competências humanas e sócio emocionais numa escola inclusiva. - A inclusão como processo de criação de contextos que promovem o desenvolvimento competente de todos os alunos, a partir do currículo e da sua participação intencional. 2. Componentes essenciais das competências sócio emocionais - 3 horas - Definição, estrutura e dimensões das competências sócio emocionais: autoconsciência, autorregulação, empatia, consciência social, competências relacionais e tomada de decisão responsável. - O contributo das competências sócio emocionais para o desenvolvimento das restantes capacidades e atitudes previstas no PASEO. . Fundamentos científicos e pedagógicos sobre a natureza experiencial e ativa da aprendizagem sócio emocional. 3. Integração curricular das competências sócio emocionais -3 horas - Como identificar oportunidades curriculares para o desenvolvimento destas competências em qualquer disciplina. - Exemplos de articulação entre conteúdos disciplinares e objetivos sócio emocionais. - Planeamento de experiências de aprendizagem com intencionalidade sócio emocional. 4. Práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento sócio emocional - 7 horas - Metodologias ativas e participativas que favorecem o desenvolvimento de competências: trabalho cooperativo, resolução de problemas, debate argumentativo, reflexão partilhada. - Organização da participação dos alunos como eixo estruturante da aprendizagem de competências. - Estratégias para promover escuta ativa, empatia, autorregulação e cooperação no quotidiano da sala de aula. 5. Gestão da sala de aula como ambiente de desenvolvimento sócio emocional - 3 horas - Construção de ambientes emocionalmente seguros e pedagogicamente desafiantes. - A comunicação como ferramenta de mediação: escuta, feedback, regulação da convivência. - Rotinas e contratos pedagógicos promotores de responsabilidade e vínculo. 6. Planeamento, experimentação e reflexão sobre práticas - 6 horas - Conceção de planos de aula/experiências com objetivos curriculares e sócio emocionais integrados. - Implementação (real ou simulada) das propostas em contexto profissional. - Reflexão crítica sobre as práticas adotadas: impacto, desafios, caminhos de continuidade. - Todos os conteúdos serão abordados de forma teórico-prática, com exemplos concretos, propostas de aplicação e momentos de análise colaborativa da prática. A estrutura modular da ação permite a construção progressiva do conhecimento e o desenvolvimento de competências profissionais coerentes com os princípios da educação inclusiva e do currículo por competências.
Metodologias
A ação será desenvolvida através de sessões teóricas, teórico-práticas e práticas, com momentos de reflexão estruturada. As sessões teóricas introduzem os fundamentos científicos, legais e pedagógicos do desenvolvimento socioemocional. As sessões teórico-práticas articulam conceitos com análise de exemplos, discussão de casos e planificação de atividades. As sessões práticas são dedicadas à conceção e aplicação de estratégias pedagógicas no contexto curricular dos formandos. Haverá ainda sessões específicas de reflexão e feedback sobre a implementação das práticas, promovendo a análise crítica, a partilha entre pares e o aperfeiçoamento das propostas. Esta diversidade metodológica assegura uma aprendizagem ativa, contextualizada e centrada na transferência para a prática docente real.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Almeida, G. (2012). Neurociência e sequência didática para educação infantil. São Paulo: Editora Unissinos.Comely, L. (2015). Teachers are Brain Changers: Neuroscience and Education. UK.Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Vozes. Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., & Schellinger, K. B. (2011). The impact of enhancing students: social and emotional learning: A meta‐analysis of school‐based universal interventions. Child Development, 82(1), 405/432. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x Lee, M.-J., Wu, W.-C., Chang, H.-C., Chen, H.-J., Lin, W.-S., Feng, J. Y., & Lee, T. S.-H. (2020).Ministério da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Direção-Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/perfil-dos-alunos-saida-da-escolaridade-obrigatoria
Formador
Carina Lobato Faria
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
6 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 16-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |