
MEDIDAS UNIVERSAIS, SELETIVAS E ADICIONAIS/RTP turma ACD27-25/26
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 54/2018 estabelece o enquadramento jurídico da Educação Inclusiva, reconhecendo a diversidade dos alunos e ajustando o ambiente escolar às suas características individuais, visando eliminar barreiras à aprendizagem e garantir igualdade de oportunidades. O Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) é uma ferramenta essencial para implementar as medidas educativas previstas, identificando as necessidades dos alunos e sugerindo estratégias pedagógicas personalizadas. Elaborado por uma equipa multidisciplinar, o relatório detalha as intervenções pedagógicas e adaptações curriculares, promovendo o sucesso escolar. Além disso, facilita a monitorização contínua do progresso dos alunos, assegurando transparência e adaptação do ensino às suas necessidades. Em suma, o RTP é crucial para garantir práticas inclusivas eficazes, em linha com os princípios da Educação Inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender a definição de Relatório Técnico – Pedagógico (RTP); Desenvolver competências sobre a implementação de um Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) Analisar o Perfil do Aluno (valores e áreas de competências); Refletir sobre diferentes conceitos, ideias e práticas pedagógicas (medidas/estratégias e metodologias) subjacentes ao novo envolvimento legislativo; Aplicar a teoria à realidade, através da análise de um exemplo prático.
Conteúdos
. Implementação de um Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) . Definição de Relatório Técnico – Pedagógico (RTP) . Valores e áreas de competências do Perfil do Aluno . Práticas pedagógicas (medidas/estratégias e metodologias) subjacentes ao novo envolvimento legislativo; . Exemplo prático.
Metodologias
Serão desenvolvidas abordagens teóricas referentes aos conteúdos, com recurso a material atual, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas; Será privilegiado o trabalho prático e a pesquisa autónoma orientada, tendo em conta o nível de ensino em que lecionam os formandos, bem como a aplicabilidade na sala de aula. Em grupo e privilegiando o trabalho colaborativo, os formandos, nas sessões, irão recolher documentos/informações/evidências necessárias à elaboração dos diferentes documentos.
Modelo
Certificação da frequência. Aplicação de um questionário de avaliação aos participantes.
Observações
Ainscow, M., Porter, G., & Wang, M. (1997). Caminhos para as escolas inclusivas. 1ª ed. UNESCO/IIE, Lisboa. Ainscow, M. (1997). Educação para todos: Torná-la uma realidade. In M. Ainscow, M. Porter & M. Wang (Ed.), Caminhos para Escolas Inclusivas (pp. 11-32). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. Ainscow, M. (1998). Necessidades especiais na sala de aula: um guia para a formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional – Edições UNESCO. Mesquita-Pires C. (2007). Educador de Infância: Teorias e práticas. Porto: Profedições. Ministério da Educação/Direção Geral de Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação. Mittler, P. (2003) Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: Artened.
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 12,50€ Não Associado/a: 25,00€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Vanda Isabel Gonçalves Pimentão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |