
SUPERVISÃO COLABORATIVA NA PROMOÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO turma T1-25/26
Apresentação
A flexibilidade curricular contribui para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade, enquanto respostas efetivas às necessidades educativas de todos os alunos e promove o reconhecimento pelas escolas da mais-valia da diversidade dos seus alunos, sendo identificada como instrumento fulcral para a operacionalização da educação inclusiva, enquanto forma de organização do sistema educativo orientada para uma resposta eficaz à inclusão de todos os alunos que, por qualquer motivo, encontram entraves no acesso ao currículo. Por outro lado, a valorização do trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, na realização e na avaliação do ensino e das aprendizagens pressupõe práticas de supervisão enquanto processo de acompanhamento de uma atividade cuja monitorização visa a qualidade da mesma e, em simultâneo, propicia, desejavelmente, condições de desenvolvimento às pessoas envolvidas. É, por isso, fundamental articular supervisão e trabalho colaborativo, num cenário desenvolvimentista, ecológico e transformador (Alarcão & Canha, 2013), que possa contribuir para o desenvolvimento profissional bem como para o desenvolvimento das escolas, melhorando a prática letiva e as aprendizagens dos alunos, e contribuindo para a promoção da gestão integrada do currículo
Destinatários
Educadores/as de Infância; Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o conceito de Supervisão Colaborativa. - Conhecer algumas estratégias de Supervisão, os seus princípios, operacionalização e participantes. - Desenvolver competências de supervisão e de análise reflexiva, para melhorar o desempenho profissional docente, no que diz respeito à flexibilidade curricular. - Compreender, refletir e desenvolver competências para a flexibilidade curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: planificação; metodologias; execução; avaliação. - Valorizar o papel das escolas e dos professores na gestão integrada do currículo, no âmbito da sua autonomia. - Refletir sobre práticas de diferenciação e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva. - Promover o trabalho docente sustentado em práticas de supervisão colaborativas. - Conhecer e planear práticas do ciclo supervisivo: planificação, ação, reflexão. - Promover a supervisão colaborativa entre professores.
Conteúdos
. Supervisão e colaboração: conceptualização (2 horas) . Cenários de Supervisão (2 horas) . O ciclo supervisivo: planificação, ação, reflexão (2 horas) . Flexibilidade pedagógica e curricular como instrumento de operacionalização da educação inclusiva (2 horas) . Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares-resolução de problemas, trabalho de projetos, inquiry, entre outras (2 horas) . Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo (2 horas) . Conceção e monitorização do trabalho de natureza colaborativa: identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho : planeamento, desenvolvimento e avaliação (3 horas) . Planeamento de práticas de supervisão com observação de aulas interpares promotoras da gestão integrada do currículo: planificação; ação; reflexão, apresentação dos trabalhos. (10 horas)
Metodologias
As sessões síncronas, por videoconferência, permitem a interação formador-formandos e entre os formandos. A formadora dinamizará a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos, para enquadramento teórico e/ou normativo-legal acerca de supervisão; ciclo supervisivo; flexibilidade curricular; elaboração de metodologias e/ou de instrumentos e materiais pedagógico-didáticos para planificação, conceção e avaliação de Domínios de Autonomia Curricular; organização do desempenho dos/as formandos/as por referência a essas metodologias e/ou instrumentos e materiais. As sessões assíncronas -estudo autónomo, com recurso a documentação específica e realização de algumas tarefas de caráter prático. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio no cumprimento das tarefas através de chat, videoconferência e/ou correio eletrónico. A componente teórica é caraterizada por uma abordagem mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos. Na componente prática, privilegia-se a discussão, partilha e reflexão entre os formandos em pares e/ou pequeno grupo
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
ALARCÃO, I. e CANHA, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o Desenvolvimento, Porto Editora. COSME, Ariana (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Porto Editora. ROLDÃO, M. C. e ALMEIDA, S. (2018) Gestão Curricular. Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação. Cosme, Lima, Ferreira & Ferreira (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Lisboa, Portugal: Porto Editora.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Dora Sofia Ferreira de Jesus
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online assíncrona |
4 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online assíncrona |
6 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 17:15 - 19:45 | 2:30 | Online síncrona |