
IA EM AÇÃO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA INOVAÇÃO EDUCATIVA turma T1-25/26
Apresentação
Numa era marcada pela transformação digital e pela crescente presença da Inteligência Artificial (IA) em múltiplos contextos, incluindo o educativo, torna-se urgente capacitar docentes e professores bibliotecários para uma integração crítica, criativa e ética destas tecnologias. A biblioteca escolar, enquanto centro de inovação, colaboração e desenvolvimento de literacias, encontra-se numa posição privilegiada para liderar esta transição. Esta ação de formação pretende dar resposta aos desafios emergentes, promovendo a atualização científica e pedagógica dos docentes, no quadro das orientações do Quadro Estratégico 21-27 da RBE e do Referencial Aprender com a BE. Ao explorar de forma prática ferramentas baseadas em IA como assistentes virtuais, chatbots e geradores de conteúdos . Os formandos serão desafiados a desenvolver recursos educativos e projetos colaborativos entre professores e alunos. A IA está a redefinir os modos de acesso à informação e a transformar profundamente as práticas de leitura, escrita e produção de conhecimento. Esta formação visa, por isso, posicionar a biblioteca escolar como motor de mudança e espaço estratégico no apoio ao currículo e à construção de uma cidadania digital crítica, criativa e informada.
Destinatários
Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário, Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário, Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
. Compreender o novo papel da biblioteca escolar na era da Inteligência Artificial, enquanto espaço de inovação, mediação digital e promoção de literacias emergentes. . Explorar ferramentas de IA aplicáveis à leitura, escrita e pesquisa, nomeadamente assistentes virtuais, chatbots e geradores de texto e imagem. . Desenvolver competências em literacia dos prompts e uso ético da IA no contexto educativo. . Promover a criação de recursos e atividades pedagógicas com base em ferramentas de IA. . Reforçar a articulação entre biblioteca escolar e currículo, alinhada com os documentos orientadores da RBE.
Conteúdos
Módulo 0 - Apresentação da formação, da formadora e dos formandos (2h síncrona) -Apresentação da formadora, dos formandos, dos objetivos e da estrutura da formação -Levantamento de expectativas -Introdução ao tema: por que razão discutir Inteligência Artificial nas bibliotecas escolares? Módulo 1 -Inteligência Artificial no contexto educativo: conceitos, ética e literacia dos prompts (4h síncronas + 2h assíncronas) -O que é a Inteligência Artificial? Tipos e funcionamento da IA generativa -Aplicações da IA na educação: assistentes virtuais, chatbots e motores de busca inteligentes -Potencialidades e limitações da IA em ambiente escolar -Literacia dos prompts: como escrever instruções eficazes para IA -Oficina prática: criação de prompts aplicados à leitura, escrita e pesquisa -Uso ético da IA em contexto educativo: privacidade, plágio, pensamento crítico e responsabilidade docente Módulo 2 - O papel da biblioteca escolar na era da IA (2 h síncronas + 2h assíncronas) -Articulação com os documentos orientadores: Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e Quadro Estratégico 21-27 da RBE -Estratégias para integrar a IA na prática bibliotecária e curricular -Exemplos práticos de atividades com IA promovidas a partir da BE Módulo 3 -Exploração prática de ferramentas com IA no contexto educativo (7 h síncronas + 3h assíncronas) -A biblioteca escolar como facilitadora de ambientes de aprendizagem inovadores -Experimentação orientada de ferramentas de IA aplicadas à leitura, escrita, pesquisa e produção criativa -Estratégias ativas para integração pedagógica: estações de aprendizagem, desafios de coautoria, gamificação Módulo 4 - Da Ideia à Aplicação e Reflexão Final (2 h síncronas + 1h assíncrona) -Planificação e apresentação de projetos colaborativos com IA desenvolvidos pelos formandos -Discussão crítica sobre a aplicabilidade das propostas nos diferentes contextos educativos -Reflexão final sobre as aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras -Sistematização das principais conclusões e recomendações para continuidade formativa Total: 17 horas síncronas + 8 horas assíncronas (25h)
Metodologias
A formação será desenvolvida com metodologias ativas, centradas na aprendizagem por tarefas, experimentação e resolução de problemas. As sessões síncronas, em videoconferência (Zoom), combinarão momentos teóricos e práticos: exposição e demonstração de conceitos, oficinas colaborativas, simulações e partilha de experiências. Nas sessões assíncronas, através de plataforma Moodle, os formandos realizarão tarefas práticas, consultarão tutoriais e documentos de apoio, e desenvolverão um e-fólio de reflexão crítica. Em cada módulo, serão disponibilizados recursos multimédia, bibliografia e links para aprofundamento autónomo dos conteúdos, promovendo a participação crítica e a aplicação direta à prática educativa.
Avaliação
Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas e os trabalhos produzidos, individualmente ou em grupo quer nas sessões presenciais, quer no trabalho autónomo desenvolvido nas escolas. Cada formando deverá realizar uma reflexão individual. Os formandos devem frequentar, pelo menos 2/3 do número de horas da ação. - Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07. Moura, A. (2024). Inteligência artificial na educação: Perceções dos professores participantes numa oficina de formação. In A. A. A. Carvalho et al. (Orgs.), Atas do 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 184,193). Centro de Estudos Interdisciplinares. https://hdl.handle.net/10316/115228. Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023). Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), e 202308. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/15331/1/READ_V2%20N2_e202308.pdf. Rede de Bibliotecas Escolares. (2020). Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Rede de Bibliotecas Escolares. (2022). Quadro estratégico 2021-2027.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Liliana Manuela Cruz Melo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
4 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
6 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
11 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
13 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
14 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |