
METODOLOGIAS DO ENSINO ESTRUTURADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS DO ESPETRO DO AUTISMO turma T1 -25/26
Apresentação
A crescente presença de crianças e alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nas escolas exige que os docentes estejam preparados para responder às suas necessidades específicas. A implementação de práticas pedagógicas estruturadas e adaptadas é essencial para promover uma aprendizagem significativa e uma verdadeira inclusão. Esta ação de formação, a desenvolver no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), pretende dotar os docentes de conhecimentos e competências práticas sobre o ensino estruturado, com base no modelo TEACCH, que favorece a organização do espaço, do tempo, das atividades e da comunicação, facilitando o envolvimento e a autonomia das crianças e alunos com PEA.
Destinatários
Professores dos grupos 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110 e 910.
Objetivos
1. Compreender os princípios fundamentais do ensino estruturado no contexto do espetro do autismo; 2. Adquirir competências para planear, implementar e avaliar práticas pedagógicas organizadas, individualizadas e adaptadas; 3. Desenvolver estratégias para criar ambientes educativos previsíveis e estruturados; 4. Aplicar recursos visuais e técnicas de comunicação adequadas aos alunos com PEA; 5. Promover práticas colaborativas entre Educadores, docentes titulares de turma e docentes de Educação Especial.
Conteúdos
Fundamentos do Ensino Estruturado e Modelo TEACCH (3H): Características do espetro do autismo; Princípios do ensino estruturado; O papel do CAA na intervenção especializada. Organização do Espaço, Tempo e Atividades (3H): Estruturação física e funcional da sala de aula; Rotinas visuais, horários e sistemas de trabalho individual; Exemplos práticos aplicáveis aos contextos educativos. Estratégias de Ensino e Comunicação (3H): Comunicação aumentativa e alternativa (CAA); Reforço positivo, pistas visuais e instruções claras; Apoio à autorregulação e autonomia das crianças e dos alunos. Planeamento, Monitorização e Avaliação (3H): Construção de planos de intervenção estruturados; Articulação entre docentes; Avaliação e ajuste de práticas com base nas respostas das crianças e dos alunos; Estratégias para envolver a família no processo educativo. Estudo de Casos (3H): Análise de estudo de caso; Elaboração colaborativa de estratégias e recursos; Apresentação e reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos.
Metodologias
Ao longo das sessões, desta formação, serão predominantemente teórico-práticas, aulas expositivas: apresentação de conceitos teóricos e práticas. Partilhas e momentos de reflexão colaborativa. Atividades práticas: Role-playing, casos práticos, e discussão. Utilização de recursos audiovisuais: Vídeos e ferramentas tecnológicas. Trabalho colaborativo: Elaboração de planificação de atividades, em grupo, adequadas aos perfis das crianças com autismo à luz da educação inclusiva.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed. Pinto, M. & Morgado, J. (2021). Educação Inclusiva: Aprendizagens, Estratégias e Práticas. Lisboa: Lidel. Silva, C. (Coord.) (2015). Autismo: Intervenção Educativa: Práticas, Estratégias e Desafios. Lisboa: Coisas de Ler. Gaspar, M. F. (2016). Autismo: Compreender, Intervir e Incluir. Lisboa: Editorial Presença.Silva, D. (2018). Educação Estruturada para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Porto: Porto Editora.
Formador
Rosa Maria Martins Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 15-09-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |