
DESPERTANDO PEQUENOS TALENTOS: A MÚSICA COMO MOTOR DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS turma T1-25/26
Apresentação
Na infância, a Família inicia o percurso educacional da criança e a Escola complementa esse esforço, ampliando o universo de experiências e propondo diferentes desafios e aprendizagens. O contacto precoce com a música contribui significativamente para o bem-estar físico e emocional da criança, promovendo o seu desenvolvimento integral, desde as competências motoras àquelas sociais. Um contacto regular com a música promove o desenvolvimento da linguagem, da memória, da atenção, da concentração, da criatividade e da imaginação das crianças. Assim, a música como ferramenta de apoio às aulas é um recurso didático atrativo e um poderoso facilitador de aprendizagem, capaz de transformar a sala de aula num ambiente mais dinâmico e estimulante. E esta realidade é tão importante, que os estudos mais recentes nesta área sugerem grandes benefícios se a música for utilizada ao longo de todo o percurso escolar dos alunos. No pré-escolar e 1º ciclo, a música permite tornar os conteúdos programáticos mais atrativos, facilitando a construção do conhecimento. Ao ser relacionada com uma vertente lúdica, a música transforma a aprendizagem numa experiência mais prazentosa e colaborativa, em que são despertadas naturalmente a criatividade, a curiosidade e o interesse das crianças. Este curso visa aprimorar as competências dos professores do pré-escolar e do 1º Ciclo, capacitando-os para utilizar a música como um recurso pedagógico, que fomenta a aprendizagem e a criatividade dos seus alunos.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 120.
Objetivos
No final da ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Reconhecer a importância da música como motor de criatividade, aprendizagem e desenvolvimento da criança. 2. Compreender o papel da música ao longo do percurso escolar dos alunos, desde a infância. 3. Usar a música como estratégia e apoio para desenvolver a criatividade nas crianças. 4. Aprender a usar a música como apoio às aulas e como facilitador de aprendizagem para as crianças. 5. Planear a construção e utilização de um recurso didático simples com música, para usar numa aula, tendo em conta os temas do curso, o perfil dos alunos, os objetivos didáticos e os meios à disposição.
Conteúdos
A ação desenvolve-se em 4 módulos, num total de 25 horas, das quais 10 horas são síncronas e 15 horas são assíncronas. Os módulos são explorados com os conteúdos a seguir apresentados: Módulo 1 - A Criança e a Música (total 5h: 2h síncronas + 3h assíncronas) O que é a Música? | Substrato cultural: os primeiros contactos da criança com a música | O cérebro e a música: a importância de saber ouvir, cantar e tocar música | A música e o desenvolvimento psico-motor da criança: ritmo, coordenação e emoção Módulo 2 - A Música desde o Jardim de Infância (total 4h: 2h síncronas + 2h assíncronas) Os primeiros contactos com a Música na Escola | A aprendizagem musical da criança | A música ao longo do percurso escolar Módulo 3 - A Música como Motor de Criatividade (total 6h: 2h síncronas + 4h assíncronas) O que é a criatividade | A criatividade a partir da infância | Incentivar a criatividade usando a música | Exemplos e dicas para realizar atividades e exercícios para desenvolver a criatividade usando a música Módulo 4 - A Música como Facilitador de Aprendizagem (total 10h: 4h síncronas + 6h assíncronas) A música como ferramenta de apoio às disciplinas não musicais | Aprender e ensinar usando a música como recurso didático | Construir recursos didáticos simples usando a música: da teoria à prática
Metodologias
O curso tem carácter teórico-prático, desenvolvendo-se em ambiente e-Learning. Plataformas a utilizar ao longo da formação: -Moodle (sessões assíncronas); -Zoom (sessões síncronas). Ao longo das sessões do curso, são usados os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo. SESSÕES ASSÍNCRONAS Ferramentas didáticas a utilizar: -Recursos multimédia; -Manuais digitais; -Exercícios escritos (fóruns, perguntas de resposta aberta, glossários, etc.); -Email. Tutoria do formador: -Moderação dos fóruns; -Resposta a mensagens com dúvidas e outras solicitações sobre o curso. SESSÕES SÍNCRONAS Metodologia: -Dinâmicas de grupo; -Debates; -Flipped classroom; -Apresentação de ferramentas e técnicas e estratégias para usar a música como apoio às aulas.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - 20% saber-estar (netiqueta, participação/contributos, dinâmica de participação, pertinência e qualidade das intervenções realizadas nas sessões síncronas e assíncronas). - 50% realização das tarefas/atividades propostas e aplicação de conteúdos (conceção, desenvolvimento e avaliação de recursos educativos, qualidade dos materiais produzidos e evidências do trabalho desenvolvido ao longo do curso, iniciativa e espírito crítico). - 30% reflexão crítica final (aquisição e aplicação dos conhecimentos adquiridos, demonstrados na elaboração de uma reflexão crítica escrita individual). - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
CATMULL, Ed e WALLACE, Amy (2020). Criatividade. Clube do Autor. Lisboa. GODINHO, José Carlos e BRITO, Maria José Nunes de (2010). As artes no jardim-de-infância. Direção geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa. GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. LEVITIN, Daniel J. (2013). Uma paixão humana, o seu cérebro e a música. Bizâncio. Lisboa. ROOYACKERS, Paul e HURD, Cecil (1999). 101 jogos musicais para crianças: divertimento e criatividade com movimento. Lyon Multimédia Edições. Mem Martins.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Francesco Luciani
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 22:00 | 5:00 | Online assíncrona |
7 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 22:00 | 5:00 | Online assíncrona |
9 | 29-11-2025 (Sábado) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online síncrona |