
INTERCULTURALIDADE E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DAS LÍNGUAS turma T1-25/26
Apresentação
1.Promoção da inclusão e equidade: A interculturalidade visa promover o respeito e a valorização das diferentes culturas. Pretende-se contribui para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos, onde todos os alunos se sintam representados e respeitados, independentemente de sua origem cultural. 2. Lidar com a diversidade: As salas de aula contemporâneas são compostas por alunos de diferentes origens étnicas, culturais, linguísticas e sócio económicas, urge reconhecer e valorizar essa diversidade, criando estratégias pedagógicas que atendam às necessidades específicas de cada aluno, para uma educação mais inclusiva. 3. Desenvolvimento de competências comunicativas: pretende-se que os professores utilizem uma variedade de estratégias comunicativas que atendam às necessidades dos alunos em um contexto intercultural. 4. Preparação para enfrentar desafios sociais e políticos: promover a interculturalidade abordando questões sensíveis de forma respeitosa e construtiva, promovendo o diálogo e a compreensão mútua entre diferentes grupos sociais. 5. Desenvolvimento de competências globais: É importante que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam interagir eficazmente em contextos internacionais e multiculturais, para serem cidadãos globais responsáveis e culturalmente conscientes.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento: 220, 300, 320, 330, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento: 220, 300, 320, 330, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento: 220, 300, 320, 330, 350.
Objetivos
. Refletir sobre problemáticas que decorrem dos documentos reguladores-Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa no que respeita à competência plurilingue e pluricultural, um dos objetivos gerais do atual sistema educativo europeu. . Refletir sobre as estratégias de comunicação e especificidades comunicacionais da comunicação intercultural, mediação e educação para a cidadania global, que atualmente enforma o modelo pedagógico nas línguas. . Elaborar documentos de índole prática para competências em referência. . Desenvolver uma consciência profissional para favorecer comunicação intercultural, competência comunicativa intercultural (CCI) e educação para a cidadania global; . Analisar criticamente os documentos reguladores e a bibliografia de especialidade para usar estratégias de promoção da competência CCI e a educação para a cidadania global; . Elaborar exercícios de acordo com as especificidades comunicativas e contextuais de ambientes de aprendizagem diversificados; . Propor conteúdos que possam fazer parte de um programa de ensino/aprendizagem que vise a promoção das competências em referência.
Conteúdos
Este curso encontra-se organizado nas seguintes unidades temáticas: 1. Conceitos fundamentais e novas perspetivas nas línguas (8h) 2. Competência comunicativa intercultural, competências de mediação e cidadania global (9h) 3. Didática das línguas-culturas (8h)
Metodologias
O método de aprendizagem utilizado combina o estudo individual com o trabalho colaborativo. Os formandos devem fazer leitura individual e trabalho de pesquisa e a refletir criticamente sobre os materiais e recursos do curso. O trabalho colaborativo e prático é realizado nas sessões em que se espera que os formandos participem ativamente, expressando comentários, opiniões, reflexões e conclusões, discutindo questões ou tópicos específicos e apresentando e discutindo o seu próprio trabalho e o dos seus colegas.
Avaliação
. Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) -Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Byram, M., Irina Golubeva, Han Hui and Manuela Wagner, 2017, From Principles to Practice in Education for Intercultural Citizenship, Bristol / Bufalo / Toronto: Multilingual Matters; Byram, M., B. Gribkova e H- Starkey, 2002, Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching, Strasbourg: Council of Europe Publishing European Centre of Modern Languages in: Texto;Byram, Michael, 2008, From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship, Clevedon / New York / Ontario: Multilingual Matters;Von Münchow, Patricia, 2012,Zarate, G. e A. Gohard-Radenkovic (eds.), 2004, La reconnaissance des compétences interculturelles : de la grille à la carte, Paris: DidierFLE.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Niki Paterianaki
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 26-09-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |