352

PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS COM O CANVA E GENIALLY turma T1-25/26

Apresentação

Na atual era da transformação digital na educação, revela-se crucial capacitar os docentes para a produção de conteúdos pedagógicos multimédia que enriqueçam o processo de ensino-aprendizagem. Esta ação de formação visa dotar os professores de competências na utilização das plataformas Canva e Genially, ferramentas digitais intuitivas e versáteis para criação de conteúdos visuais interativos, mesmo sem conhecimentos avançados de design. A exploração dessas ferramentas permite a adoção de metodologias ativas e torna a aprendizagem mais significativa, ao envolver diretamente os alunos na construção dos recursos educativos. Ao dominar o Canva e o Genially, os formandos poderão dinamizar as suas práticas pedagógicas, fomentando o pensamento criativo e o envolvimento dos estudantes. Em suma, a ação contribui para a capacitação profissional dos docentes, ao dotá-los de competências digitais que favorecem práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, integradas numa abordagem centrada no aluno.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Dotar os formandos de competências digitais e criativas para conceber materiais didáticos visuais e interativos usando Canva e Genially. - Familiarizar os participantes com as funcionalidades e potencialidades do Canva (criação de designs gráficos, infográficos, apresentações) e do Genially (recursos multimédia e atividades interativas), de modo a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. - Promover metodologias ativas e colaborativas, reforçando que abordagens participativas (por exemplo, sala de aula invertida) se mostram mais eficazes do que o ensino meramente expositivo. - Estimular o envolvimento dos alunos através de recursos educativos dinâmicos que despertam o interesse da turma. - Incentivar a reflexão pedagógica crítica, levando os formandos a planear atividades ou pequenos projetos de aula que integrem os conteúdos criados em contexto educativo.

Conteúdos

Módulo 1 - Canva (6 horas - 2 horas síncronas + 4 horas assíncronas) - Apresentação da plataforma (interface, templates, recursos gráficos), funcionalidades básicas e modelos educativos; - Demonstração de criação de documentos visuais diversos (posters, infográficos, apresentações); - Atividades práticas orientadas (ex.: elaboração de infográficos e posters digitais para conteúdos curriculares), incluindo personalização de layouts, uso de ícones, imagens e outros elementos visuais. Módulo 2 - Metodologias ativas na prática (2 horas - 1 horas síncronas + 1 horas assíncronas) - Aplicação de princípios pedagógicos no desenvolvimento dos conteúdos criados; - Discussão sobre a integração destes recursos em planos de aula e estratégias didáticas inovadoras (e.g. gamificação de atividades). Módulo 3 - Acessibilidade e ética (2 horas - 1 horas síncronas + 1 horas assíncronas) - Noções básicas de acessibilidade digital (legibilidade, contraste, descrição de imagens) e direitos de autor/licenciamento de conteúdos utilizados (imagens, ícones, música, etc.). Módulo 4 - Genially (6 horas - 2 horas síncronas + 4 horas assíncronas) - Exploração da plataforma Genially, explicação das principais ferramentas de criação de conteúdos interativos (slides, imagens interativas, quizzes, infográficos animados, jogos de escape, storytelling); - Criação de um projeto simples de recurso interativo; - Incorporação de vídeos (YouTube, Vimeo), áudios, mapas (Google Maps), documentos e outros objetos externos no Genially, criando conteúdos multimodais. Por exemplo, enriquecimento de material educativo com multimédia incorporado, dando vida aos recursos. Módulo 5 - Projeto integrador final (6 horas - 1 horas síncronas + 5 horas assíncronas) - Conceção e desenvolvimento de um recurso didático completo (individual ou em grupos) que combine elementos visuais do Canva e interatividade do Genially, conforme os interesses do participante (por exemplo, apresentação interativa sobre um tema curricular). Módulo 6 - Avaliação e Reflexão (3 horas - 2 horas síncronas + 1 horas assíncronas) - Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

Metodologias

A ação decorrerá online, conjugando sessões síncronas via videoconferência (exp. teórica, demonstrações guiadas das ferramentas e trabalhos de grupo) e atividades assíncronas em plataforma digital (estudo de tutoriais, exercícios práticos e desenvolvimento do projeto final). Apoio em LMS. Uso de um Sistema de Gestão da Aprendizagem ( Moodle). Aprendizagem ativa e colaborativa. As técnicas privilegiam atividades "mão na massa" (hands-on), como estudos de caso e projetos em pequenos grupos. As sessões síncronas incluem partilha de experiências e resolução conjunta de desafios (peer learning). Suporte multimodal. Serão utilizadas apresentações, vídeos, quizzes e outros objetos multimédia, explorando os diferentes canais sensoriais dos formandos, o que está alinhado com boas práticas pedagógicas contemporâneas. Avaliação formativa e contínua. Feedback permanente através de comentários sobre as tarefas práticas. Será incentivada a autoavaliação e a reflexão.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Metodologias ativas de aprendizagem : https://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/metodologias-ativas-de-aprendizagem/ACESSIBILIDADE E ÉTICA DO CUIDADO: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6049/5403; Genially: https://www.youtube.com/channel/UCtq6w3zpUc5tQYEC6Q8pImgCanva design school: https://www.canva.com/design-school/

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Francisco Solipa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 19-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
3 26-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
4 02-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 09-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
6 23-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
8 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 12-01-2026
Fim: 09-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135686/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom

INSCREVER-ME