
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA turma T1-24/26
Apresentação
1. Atualização e Aperfeiçoamento Profissional: O ensino de línguas estrangeiras está em constante evolução, com novas abordagens, metodologias e tecnologias. A formação permite atualizar conhecimentos e habilidades para incorporar as melhores práticas na prática pedagógica. 2. Melhoria da Qualidade do Ensino: Uma formação sólida em princípios e práticas de ensino de línguas estrangeiras capacita os docentes a oferecerem um ensino de maior qualidade. Eles aprendem estratégias eficazes para engajar os alunos, promover a comunicação oral e escrita, e adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos. 3. Incorporação de Abordagens Inovadoras: Pretende-se que os docentes promovam abordagens inovadoras no ensino de línguas estrangeiras, como o uso de tecnologia educacional, aprendizagem baseada em projetos, abordagens comunicativas e muito mais. Isso pode tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos. 4. Atendimento às Diferentes Necessidades dos Alunos: Diferenciar o ensino para atender às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Isso é especialmente importante em salas de aula multiculturais e diversificadas. 5. Preparação para Desafios Emergentes: Capacitar os docentes a lidar com desafios emergentes no ensino de línguas estrangeiras, como a integração de alunos com necessidades especiais ou provenientes de outras comunidades. 6. Fortalecimento da Capacidade Institucional: A entidade proponente demonstra um compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento profissional da sua equipa.
Destinatários
Professores dos Grupos 220, 320, 330 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220, 320, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220, 320, 330 e 350.
Objetivos
a) compreender abordagens comunicativas da segunda língua (SL) , explorar métodos comunicativos- Ensino de Línguas Comunicativas, Aprendizagem Baseada em Tarefas Task-Based Leraning (TBL), Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC). b) refletir sobre os princípios da conceção de aulas de habilidades recetivas, o valor do uso de material autêntico e a prática da escuta. c) refletir sobre a escrita- ferramenta de comunicação;, feedback sobre o trabalho escrito e atividades de oralidade e interação. d) considerar o que é "conhecer" uma palavra, refletindo sobre os critérios de seleção e técnicas do vocabulário. e) refletir sobre tendências atuais em SL e sua relação com o contexto de aprendizagem. f) compreender fatores sociais, culturais e linguísticos do processo de comunicação intercultural. g) examinar e discutir criticamente textos relacionados com os temas em debate. h) desenvolver a consciencialização, compreensão e valorização da diversidade. i) identificar e considerar criticamente questões, desafios e implicações para a educação intercultural.
Conteúdos
Métodos e Abordagens: . TBL, CLIL e a Era Pós-Método(2h) . Leitura e Compreensão Auditiva; Expressão Escrita e Expressão Oral; Vocabulário de Ensino e Aprendizagem(5h) . Questões críticas na aprendizagem da SL(1h) . Competências linguísticas e interculturais(1h) . Conceitos de "cultura"; Conceitos de alteridade, 'outro', estereotipação, preconceito e etnocentricidade(1h) . Ensino de línguas, identidade e representação de outras culturas: os 5 savoirs de Byram; Educação para a cidadania intercultural(4h) . Desenvolvimento de materiais numa perspetiva intercultural(5h) . Avaliação das competências interculturais(1h)
Metodologias
O método de aprendizagem utilizado combina o estudo individual com o trabalho colaborativo. Os formandos devem fazer leitura individual e trabalho de pesquisa e a refletir criticamente sobre os materiais e recursos do curso. O trabalho colaborativo e prático é realizado nas sessões em que se espera que os formandos participem ativamente, expressando comentários, opiniões, reflexões e conclusões, discutindo questões ou tópicos específicos e apresentando e discutindo o seu próprio trabalho e o dos seus colegas.
Avaliação
. Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores - Insuficiente 5 a 6,4 valores - Regular 6,5 a 7,9 valores - Bom 8 a 8,9 valores - Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Larsen-Freeman, D.,& Anderson, M.(2011). Techniques and Principles in Language Teaching (3rd ed.). Oxford: Oxford University Press;Richards, J.(2006). Communicative Language Teaching Today. Cambridge: Cambridge University Press;Byram, Michael and L. Parmenter (2012). The Common European Framework of Reference: The Globalisation of Language Education Policy. Clevedon: Multilingual Matters.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Niki Paterianaki
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |