
EDUCAR PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E TRANSIÇÃO ALIMENTAR turma T1-25/26
Apresentação
A procura contínua de alimentos suficientes para uma população em crescimento remodelou a face do nosso planeta. Degradámos rapidamente o ambiente, explorámos os recursos naturais e sacrificámos muitos dos processos de suporte e regulação da Terra dos quais a vida, incluindo a nossa, depende. De facto, a produção alimentar é a principal causa da conversão de habitats, da perda de biodiversidade, da degradação dos solos, da utilização da água e da sua poluição, e um fator significativo e uma contribuição significativa para as emissões de gases com efeito de estufa que estão na origem das alterações climática. A Educação Ambiental e sua relação com as alterações climáticas e a transição alimentar exige cada vez mais uma ação fundamentada dos educadores/professores, sendo uma peça chave para tornar as presentes e futuras gerações conscientes dos problemas que enfrentamos, envolvendo-as na sua resolução e contribuindo para ultrapassar a presente crise ambiental. A Escola deve assumir-se como locus de desenvolvimento ambiental, educativo, dando corpo aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, subscritos por Portugal e no cumprimento dos eixos temáticos da Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da Estratégia Nacional de Adaptação para as Alterações Climáticas. A ação de formação integra-se no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que apresenta o tema da Biodiversidade e das Alterações Climáticas ao longo de toda a escolaridade; Na Educação para a Cidadania, compromete-se o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com ênfase mencionada nos temas I, III, IV, V, VII e VIII.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 230 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230 e 520.
Objetivos
- Capacitar os professores para que os alunos atinjam o objetivo «compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente», definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. - Discutir e refletir numa ótica transdisciplinar sobre a Educação para as alterações climáticas para a perda da biodiversidade bem como os desafios e os trajetos que configura. - Salientar a importância dos serviços do ecossistema, da temática do Solo, das suas funções nos ecossistemas, na sociedade e importância para uma alimentação saudável. - Implementar práticas de adaptação às alterações climáticas. - Compreender a necessidade de adotar processos de produção agrícola ambientalmente sustentáveis. - Capacitar para o desenvolvimento de atividades relacionados com o solo e alimentação, bem como práticas de soluções com base na natureza. e de combate às alterações climáticas, como sejam a compostagem e vermicompostagem. - Divulgar as ações, recursos e equipamentos de educação ambiental, nomeadamente da LPN - Liga para a Proteção da Natureza e de outras instituições.
Conteúdos
- Enquadramento da ação de formação face aos objetivos e estratégias nacionais e internacionais. - Educação Ambiental: . A Educação Ambiental nos currículos, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais . A transversalidade da Educação Ambiental . Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável . O Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os seus temas - Introdução às Alterações Climáticas: . Conceitos básicos das Alterações Climáticas e de Biodiversidade. . Relação entre a perda da biodiversidade e as Alterações Climáticas . Impacto do Homem nos ciclos biogeoquímicos . Alterações Climáticas- Encontro entre a Ética: Educação ; Ecologia ; Ciência e Política. - Noções breves sobre o Sistema Nacional de Áreas Protegidas - Rede Nacional de Áreas Protegidas, Rede Natura 2000, Sítios Ramsar e Reservas da Biosfera. . Efeitos recíprocos das Alterações Climáticas sobre a Conservação da Natureza - Solo e Biodiversidade . Conceitos básicos de Ecologia e Biodiversidade . Impactos da agricultura nas Alterações Climáticas. . Agroecologia - princípios e práticas . Saúde e fertilidade do solo - Importância da Compostagem e Vermicompostagem. . Perdas e desperdícios de alimentos - Divulgação de exemplos de equipamentos, projetos e recursos de Educação Ambiental. - Cidadania ambiental ativa e responsável.
Metodologias
- Metodologias de aprendizagem ativas e participativas. - Desenvolvimento da criatividade dos docentes na produção de atividades mais ricas e adequadas aos seus alunos. - Ambientação às ferramentas digitais utilizadas. - Partilha de experiências entre os professores de diferentes níveis de ensino e grupos disciplinares. - Demonstração de atividades interdisciplinares ligadas às temáticas da Geodiversidade e Biodiversidade -Reflexão individual e em grupo, centrada na prática profissional. - Debate sobre as ações desenvolvidas/a desenvolver: . Exemplo de atividades práticas de educação ambiental. . Alterações Climáticas,transição alimentar e perda da biodiversidade. . Processo de compostagem e vernmicompostagem. . Seleção dos resíduos para colocação na cama de vemicompostagem. . Exemplos de atividades de agroecologia - hortas escolares . Exemplo de construção de ninhos artificiais, comedouros/bebedouros para aves. . Exemplo de construção de hotéis para insetos polinizadores. - Delineação das propostas de trabalho a construir com os alunos. - Discussão e apresentação das propostas de trabalho realizadas.
Avaliação
Será feita uma avaliação contínua ao longo das sessões síncronas e assíncronas; . Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação nas sessões - 40%; - Produto da formação - material produzido - 60%. - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Almeida, A., Valter, R. & Dabaja Z.F. (2019). Activities in nature: How frequente is the contact of contemporary children with the natural world? In L. Gómez Chova, A.López Martinez, 6 I. Candel Torres 8Edits). ICERI 2019 Proceedings (pp 2555-2562),. Sevilla: IATED Academy Columbia Center for Research on Environmental Decisions ; The Psychology of Climate Change Communication - A Guide for Scientists, Journalists, Educators, Political Aides, and the Interested Public. Disponível em http://guide.cred.columbia.edu/pdfs/CREDguide_full-res.pdf; Fernandes, J. (1999) - Manual para professores e alunos ;Compostagem : uma ementa para o solo;, IPAMB.Fernandes, J (2022) .Educação Ambiental: o papel de LPN na formação dos professores/ Environmental Education ; Revista Sustentabilidade: Produção Científica e Inovação Tecnológica 2 ,org. Maria Silva, Atena Editora; Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho)
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO:As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal. Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Jorge Manuel de Almeida Barros Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 23-09-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 04-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |