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ESCRITA CRIATIVA NA DIDÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM INTEGRAÇÃO DE ESTRATÉGIAS IA turma T1-25/26

Apresentação

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais de cada área disciplinar são documentos orientadores que visam a promoção da melhoria da qualidade da aprendizagem e o sucesso de todos os alunos no final da escolaridade obrigatória, base para o currículo do século XXI. Cabe, ainda à escola assegurar uma educação inclusiva que responda à diversidade de alunos e promova a participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar. Assim, a planificação de aulas e o trabalho pedagógico do docente deve contemplar dinâmicas que permitam a expressão criativa dos discentes, fortalecendo, em simultâneo, competências diversificadas que englobam a literacia, o domínio das competências digitais, a autonomia e o pensamento divergente. Como tal, a escrita criativa pode potenciar a aprendizagem, um maior envolvimento dos alunos, instigando aprendentes ativos e motivados, estimulando o pensamento crítico e mobilizando recursos linguísticos acessíveis a falantes com diferentes níveis de proficiência linguística e capacidades (Alsyouf, 2020; Bradley, 2020). Pretende-se, assim, que no contexto de sala de aula, sobretudo de Português, os docentes adquiram estratégias diferenciadoras e inclusivas de promoção da escrita criativa, instigando o desenvolvimento das aprendizagens essenciais nas áreas da língua portuguesa. Procurar-se-á, também, capacitar os docentes para recorrerem a ferramentas tecnológicas e metodologias pedagógicas inovadoras que possibilitem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e incrementem a motivação dos alunos para a aprendizagem e o domínio da língua materna.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 320 - Algumas das atividades da ação exigem competências digitais de nível 2, pelo uso de plataformas diversificadas e a interação em grupo.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 320 - Algumas das atividades da ação exigem competências digitais de nível 2, pelo uso de plataformas diversificadas e a interação em grupo.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 320 - Algumas das atividades da ação exigem competências digitais de nível 2, pelo uso de plataformas diversificadas e a interação em grupo..

Objetivos

1. Reconhecer a escrita criativa como oportunidade de desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2. Sensibilizar os formandos para as vantagens da escrita criativa como ferramenta motivacional. 3. Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa. 4. Incrementar o domínio metodologias ativas e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita. 5. Facultar e explorar mecanismos e técnicas de produção literária, de forma lúdica e construtiva nas áreas de Português e demais línguas. 6. Desenvolver propostas de trabalho no âmbito da escrita criativa, para aplicar em sala de aula com os alunos. 7. Promover dinâmicas de escrita colaborativa em contexto de sala de aula e de forma interdisciplinar. 8. Estimular a exploração da criatividade individual dos formandos. 9. Estimular o recurso a tecnologias digitais para promoção do gosto pela escrita.

Conteúdos

SESSÃO 1 (4h) - Síncrona 1. Apresentação da ação e dos seus objetivos. - Apresentação dos formandos : identidade: do formal ao criativo. 2. Origem e evolução da escrita. - Novos modos de ler e escrever : a investigação: neurociências e tecnologia - O recurso com que escrevemos pode influenciar o funcionamento do cérebro? 3. Pensamento crítico e pensamento criativo. 4. Importância pedagógica e social da Escrita Criativa SESSÃO 2 (4h) - Síncrona 1. Caráter instrumental, informativo, artístico e estético da escrita. - A escrita criativa como ferramenta motivacional e alavanca das competências de literacia na criança e no jovem. 2. A escrita como modelo: da palavra à frase. Morfologia e Semântica. 3. As dimensões cognitivas da Literatura. 4. As competências comunicativas linguística e literária. SESSÃO 3 (3h) - Síncrona 1. Poesia iniciática : património oral e desenvolvimento de competências interculturais. 2. Códigos poéticos: fónico-rítmico; estilístico; semântico-pragmático. 3. Exploração de diferentes estratégias de ensino da escrita criativa de poesia. SESSÃO 4 (3h) - Assíncrona 1. Componente teórico-prática: conceito de IA generativa e o seu potencial para o ensino da escrita criativa. 2. Análise das implicações éticas e sociais do uso da IA no ensino da língua. Código de conduta 3. Exploração de recursos de IA adequados ao ensino da língua portuguesa e, concretamente, à aprendizagem centrada na escrita criativa. 4. Reflexão crítica sobre as implicações éticas e sociais do uso da IA na educação. SESSÃO 5 (3h) - Assíncrona 1. A escrita criativa a partir de diferentes géneros textuais. 2. Exploração de recursos de IA adequados ao ensino da escrita criativa. SESSÃO 6 (4h) - Assíncrona 1. A escrita criativa a partir de diferentes géneros textuais. 2. Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento das competências de escrita criativa com apoio de ferramentas digitais. SESSÃO 7 (4h) - Síncrona 1. Reflexão crítica com base no Mural digital de partilha de produtos finais da ação. 2. Avaliação das aprendizagens realizadas e da ação.

Metodologias

Este curso de formação desenvolver-se-á através de uma metodologia mista, combinando sessões síncronas (15h) e assíncronas (10h), com recurso ao Zoom e à plataforma Moodle do CFAMM. As sessões síncronas terão um carácter interativo, privilegiando a discussão, a partilha de experiências e a resolução de problemas. Os momentos teórico-práticos e de exemplificação das ferramentas, em contextualização pedagógica, serão alternados com a exposição de conteúdos e oportunidades de reflexão, gerada a partir das tarefas realizadas colaborativa e cooperativamente em grupo. As sessões assíncronas serão espaços de aprofundamento e aplicação dos conhecimentos, para desenvolvimento das competências pedagógicas e digitais, preferencialmente ancorados em cenários reais. Todos os participantes irão partilhar os trabalhos realizados num mural que será alvo de análise e avaliação formativa.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: . Participação/intervenções (30%) . Realização das atividades práticas (30%) . Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Graça, L., & Cardoso, I. (2022). A escrita criativa em aulas de português como língua não materna. Revista da UIIPS, 10(2), 231,248; Dawson, P., & Harbord, S. (Eds.). (2016). Creative writing in the contemporary world: Contexts and practices. SAGE Publications ; Moura, N. C. K., & Albano, A. H. O. (2023). A escrita criativa como prática de produção textual no ambiente escolar. Anais do Congresso de Pesquisadores em Trabalho de Linguagem, 1(1), 1,10 ; Roca-Campos, E., Zubiri-Esnaola, H., León-Jiménez, S., & Aubert, A. (2024). Perceived improvement of literacy skills of students with and without special educational needs through dialogic literary gatherings. Disabilities, 4(4), 1030,1043. https://doi.org/10.3390/disabilities4040064; Taufer, A. L., & Cardoso, B. R. D. (2022). Mediação de escrita, em comunidade colaborativa, através de oficinas literárias de escrita criativa na educação básica. Cadernos do Aplicação, 35(1), 1,20.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO: Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO:As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para   T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal. Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.

Formador

Dulce de Sousa Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
2 25-09-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
3 30-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 02-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
5 07-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
6 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
7 14-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 23-09-2025
Fim: 14-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135204/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom

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