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APLICAÇÕES DO GEOGEBRA AO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA A, SEGUNDO AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE 10.º ANO turma T1-25/26

Apresentação

A disciplina de Matemática A sensibiliza os alunos para o papel transversal da matemática em diversas áreas do conhecimento, proporcionando-lhes conceitos e formas de pensar essenciais para enfrentar os desafios da sociedade atual. Para além do desenvolvimento de competências matemáticas, promove a análise de processos sociais e incentiva a exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como meio para compreender e resolver problemas.Esta formação aborda conteúdos do 10.º ano de Matemática A, recorrendo à aplicação GeoGebra como ferramenta pedagógica. Não se pretende ensinar a utilizar o GeoGebra, mas sim explorá-lo no apoio à aprendizagem. Serão trabalhados: - Modelos matemáticos para a cidadania, evidenciando como a matemática pode ser usada para representar e analisar sistemas de votação; - Modelos matemáticos em finanças, abordando temas como impostos, salários, inflação e aplicações financeiras; - Estatística, essencial na organização, representação e interpretação de dados; - Geometria sintética no plano, explorando propriedades e relações em triângulos, com recurso a representações dinâmicas; - Funções, fundamentais para compreender relações entre variáveis e interpretar diferentes representações; - Geometria analítica no plano e no espaço, articulando álgebra e geometria no estudo de posições relativas, distâncias e vetores.

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

Pretende-se explorar o GeoGebra como uma ferramenta pedagógica versátil para promover metodologias ativas e o desenvolvimento do pensamento matemático e crítico dos alunos. - Analisar sistemas políticos e sociais através de modelos matemáticos aplicados a diferentes proc. eleitorais, compreendendo os seus impactos e limitações; - Aplicar métodos de partilha em contextos discretos, como o método de Hondt e o de St. Laguë, para a distribuição proporcional de recursos ou mandatos; - Utilizar representações gráficas e ferramentas de análise de dados - Modelar situações financeiras, simulando contextos como o cálculo de salários, contribuições para a Segurança Social, impostos, inflação. - Explorar propriedades geométricas em Geometria sintética no plano, - Compreender o conceito de função como relação entre variáveis, - Trabalhar conteúdos de Geometria analítica no plano e no espaço, articulando álgebra e geometria

Conteúdos

1. Integração do GeoGebra no ensino da Matemática A . Exploração do GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem e resolução de problemas. . Utilização de representações dinâmicas para promover a visualização e a compreensão de conceitos matemáticos. . Estratégias para promover metodologias ativas com recurso à tecnologia. 2. Modelos matemáticos para a cidadania . Representação e análise de sistemas de votação: maioria simples, maioria absoluta, método de Borda. . Discussão crítica sobre a influência dos diferentes métodos na escolha dos representantes. 3. Modelos matemáticos em finanças . Cálculo e simulação de salários brutos e líquidos, contribuições sociais e IRS. . Cálculo de juros simples e compostos. . Análise de investimentos, poupança e inflação. . Exploração de tarifários e rendimentos em contexto real. 4. Estatística e análise de dados . Organização e tratamento de dados: construção de quadros de frequências e gráficos. . Cálculo e interpretação de medidas estatísticas (média, mediana, desvio padrão, quartis). . Representação e análise de dados bivariados: diagrama de dispersão, regressão linear simples, coeficiente de correlação. 5. Geometria sintética no plano . Construção e análise de figuras notáveis: pontos notáveis do triângulo, reta de Euler, circunferência dos nove pontos. . Desenvolvimento do raciocínio dedutivo com base em propriedades geométricas. . Utilização do GeoGebra para visualização e experimentação. 6. Funções . Interpretação e representação de funções polinomiais de grau até 2 e funções definidas por ramos. . Estudo do comportamento gráfico das funções com variação de parâmetros. . Exploração de conexões entre representações algébricas, gráficas e numéricas. 7. Geometria analítica no plano e no espaço . Estudo de posições relativas entre retas e planos. . Cálculo de distâncias, ângulos e produtos escalares. . Representação de vetores e resolução de problemas em contextos geométricos tridimensionais.

Metodologias

Curso de formação a distância utilizando as plataformas digitais Zoom, para as sessões síncronas, e Moodle. Utilização de várias ferramentas digitais de formação, como espaços de Fórum, centralizando-os no Moodle. Debate em grupo sobre os conteúdos da ação. Partilha de experiências entre os professores. Exposição dos conteúdos da ação de formação. Reflexão individual e em grupo, centrada na prática profissional. Debate sobre as práticas desenvolvidas.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de:- 1 a 4,9 valores - Insuficiente- 5 a 6,4 valores - Regular- 6,5 a 7,9 valores - Bom- 8 a 8,9 valores - Muito Bom- 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

A. Afonso e C. Nunes. Estatística e Probabilidades: Aplicações e Soluções em SPSS,, Escolar Editora ; R. Matias. Cálculo Financeiro: Teoria e Prática Escolar Editora D. Raposo ; L. Gomes.Domínio 10, Edições Asa; G. Smirnov e I. Rodrigues. Matemática: origens e aplicações. Escolar Editora.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.

Formador

Pedro Miguel Lola Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 17-01-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online assíncrona
3 21-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 24-01-2026 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online assíncrona
5 28-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 31-01-2026 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online assíncrona
7 04-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 07-02-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online assíncrona
9 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 14-01-2026
Fim: 11-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135568/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom online

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