339

MODELAÇÃO MATEMÁTICA RECORRENDO A APLICAÇÕES INFORMÁTICAS turma T1-25/26

Apresentação

Todos os dias quantificamos o mundo utilizando a matemática em diversas situações do quotidiano. Em 1623, Galileo Galilei, afirmava que a natureza está escrita na linguagem matemática e a partir daí a matemática tem-se afirmado como a linguagem universal para ler e compreender o mundo que nos rodeia. Mas como obter as famosas fórmula usadas para descrever o mundo? ou Que papel desempenha a matemática para prever a evolução de uma doença ou epidemia? A todas estas perguntas é possível responder utilizando modelação matemática a qual cria modelos baseados em equações que, de certa forma, representam a realidade. A utilização da matemática para representar, analisar e/ou fazer previsões será apoiada através da utilização de software adequado, procurando ir ao encontro das Aprendizagens Essenciais, onde a resolução de problemas, tal como a modelação, devem constituir o contexto para o estabelecimento de conexões ... entre a Matemática e outras áreas do saber ; A abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos apresenta-se como determinante, o que pressupõe levar o aluno a participar ativamente num processo de construção e aprofundamento de problemas e procura de justificações. A integração da tecnologia é considerada como indispensável nesse processo, pelas possibilidades que oferece de experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como, evidentemente, de cálculo numérico e simbólico.

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

Recorrendo a software informático, tal com GeoGebra, folha de cálculo do Microsoft Excel, que é um software de utilização generalizada, e ao emulador da calculadora gráfica Casio Fx-CG50, serão abordadas diversas leis matemáticas utilizadas para descrever fenómenos naturais. Procurar-se-à também: Sensibilizar para as vantagens de utilizar do software no ensino da matemática. Valorizar o trabalho colaborativo, entre pares, como forma de promover o desenvolvimento profissional.

Conteúdos

- Introdução ao curso - Apresentação do curso e dos seus objetivos. (0,5 horas síncronas) - Familiarização com os diferentes softwares. (1,5 horas síncronas + 2 horas assíncronas) - Interpretação do mundo recorrendo à Matemática (4 horas síncronas + 5,5 horas assíncronas) - utilização do software folha de cálculo do Microsoft Excel (ferramentas de programador e solver) para modelar: . o princípio fundamental da dinâmica; . modelos físicos de segunda ordem: pêndulos, molas e circuitos RLC; . a lei do arrefecimento de Newton; . titulação ácido-base. - Aplicação do GeoGebra ao estudo de modelos de crescimento (4 horas síncronas + 5,5 horas assíncronas) . aplicações à disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais: . crescimento linear; . crescimento exponencial (o carbono-14 e a medição do tempo); . crescimento logístico (lei de Gompertz). - Modelação matemática e programação em Python, recorrendo ao emulador da calculadora Casio Fx-CG50 (2 horas síncronas)

Metodologias

- Curso de formação à distância utilizando as plataformas digitais Zoom, para as sessões síncronas, e Moodle. - Utilização de várias ferramentas digitais de formação, como espaços de Fórum, centralizando no Moodle. - Debate em grupo sobre os conteúdos da ação. - Partilha de experiências entre os professores de diferentes níveis de ensino e grupos disciplinares. - Exposição dos conteúdos da ação de formação. - Reflexão individual e em grupo, centrada na prática profissional. - Debate sobre as práticas desenvolvidas.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

C. Adams, Zombies e cálculo, Gradiva; M. Bonilla, .Fundamentos de programación: PYTHON., Editorial Universidad de Sevilla; O. Fernandez, .O cálculo da felicidade como uma abordagem da vida dá saúde, dinheiro e amor, Gradiva; G. Smirnov e I. Rodrigues, Matemática : origens e aplicações., Escolar Editora; K. Yates, As fórmulas da vida e da morte : os princípios matemáticos que definem a nossa vida., Desassossego.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.

Formador

Pedro Miguel Lola Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 28-02-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online assíncrona
3 04-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 07-03-2026 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online assíncrona
5 11-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 14-03-2026 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online assíncrona
7 18-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 21-03-2026 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online assíncrona
9 25-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 25-02-2026
Fim: 25-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135502/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom online

INSCREVER-ME