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ACD 18: MINDFULNESS APLICADO AO PROCESSO TERAPÊUTICO turma T1- 24/25

Apresentação

Ação de formação breve em Mindfulness pretende introduzir os participantes nos conceitos fundamentais e práticas básicas desta abordagem. O Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que promove o foco no momento presente, com uma atitude de aceitação e não julgamento, sendo amplamente utilizada para melhorar o bem-estar, reduzir o stresse e aumentar a concentração, também em contexto educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

-Promover a autorregulação emocional: melhorar a capacidade de lidar com emoções intensas e de responder a elas de forma equilibrada; -Desenvolver foco e concentração: facilitar a atenção plena nas tarefas e relações interpessoais. -Reduzir o stress: ensinar estratégias para gerir melhor as do dia a dia e o impacto do stress crónico. -Cultivar resiliência: aumentar a capacidade de enfrentar adversidades com calma e clareza. -Fomentar o bem-estar geral: promover saúde mental, física e emocional.

Conteúdos

Módulo I-IMPORTÂNCIA DE MINDFULNESS (Atenção e Presença Plenas) para o praticante e para o Terapeuta : -na higiene e saúde mental -na gestão emocional -na melhoria das relações humanas e sociais -na performance em geral (no desempenho académico e profissional) . Algumas questões estratégicas e de natureza filosófica inerentes à técnica e à prática de Mindfulness . Os diferentes tipos de Inteligência (IC, IE, ISp) em uma só. O estado de supraconsciência. . Rudimentos práticos da atenção plena: -no corpo e na postura - na respiração - nas emoções - nos pensamentos Módulo II - MINDFULNESS – APLICAÇÃO AO PROCESSO TERAPÊUTICO . Relação do Mindfulness com as terapias breves – nomeadamente Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Cognitiva e Comportamental (CBT) . Associação de Mindfulness a técnicas da PNL e da Psicologia Positiva para aumentar os níveis de bem-estar individual e relacional e motivar e apoiar a mudança . Aplicação prática de Mindfulness (Atenção e Presença Plenas) ao processo terapêutico em situações de: - S.O.S. (redução do stress físico, psíquico e emocional, controle da ansiedade ) - reconhecimento, aceitação e motivação para a mudança (inclui, entre outras, apoio - lidar com o luto e a perda) - suporte ao descondicionamento mental e à ressignificação (reframing) - apoio à dissociação emocional do “problema” - melhoria das relações humanas e sociais - exercícios de estimulação cognitiva simples. . Aulas práticas posteriores (online).

Metodologias

Ativa/Participativa.

Modelo

- Feedback através de questionários e discussões em grupo sobre a formação e suas aplicações práticas.

Observações

ACD promovida pela COO_UP- Cooperativa de Solidariedade Social, em parceria com a CFAMM-ASSP

Formador

Isabel Neves Horta Ramos Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
2 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
3 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
4 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
Início: 06-02-2025
Fim: 27-02-2025
Acreditação: ACD18- 24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online-zoom