288

ALTERNATIVA CRIATIVA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO ESCOLAR (E-LEARNING) turma T1-24/25

Apresentação

A escola pode encontrar na mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento, de mudança e de formação pessoal e social para a resolução dos problemas quotidianos. Uma das estratégias que as escolas têm vindo a desenvolver é a criação e a implementação de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), um projeto criado pelo Instituto de Apoio à Criança, que tem como objetivo principal contribuir para o crescimento harmonioso e global da criança, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da sua integração social na escola. A Mediação Escolar preconizada pelo IAC assenta, entre outros, no princípio básico de que o aluno é o principal ator dentro da escola e de que só através da sua participação ativa e empenhada é que se torna possível melhorar o clima que se vive no espaço escolar.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Clarificar o conceito de Mediação; 2. Identificar os modelos de Mediação Escolar; 3. Identificar os objetivos educativos da Mediação Escolar; 4. Identificar as funções da Mediação Escolar; 5. Conhecer as características de um conflito; 6. Compreender as limitações da Mediação escolar; 7. Reconhecer a importância da mediação em contexto escolar como estratégia de resolução de conflitos; 8. Identificar as características de um mediador; 9. Conhecer as competências éticas e deontológicas de um mediador escolar; 10. Implementar um projeto de Mediação escolar; 11. Identificar o GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família como projeto de mediação escolar.

Conteúdos

1. Mediação: O que é? 1.1. Modelos de Mediação em contexto escolar; 1.2. Objetivos educativos da Mediação Escolar; 1.3. Funções da Mediação na escola; 2. O Conflito e Mediação 2.1. Que conflitos podem ser resolvidos através da Mediação Escolar? 2.2. Limites da Mediação Escolar 3. O Mediador socioeducativo, Ética e Deontologia da mediação 3.1. Perfil socioprofissional do mediador socioeducativo 3.2. O papel do Mediador socioeducativo 4. Sessão com atividade proposta visando a assimilação dos temas abordados traduzida pela elaboração de uma síntese reflexiva. 5. Implementação de um projeto de Mediação Escolar 5.1. Integração da Mediação no Regulamento Interno da Escola 5.2. GAAF- Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, uma boa prática na mediação em contexto escolar: - Diagnóstico das necessidades de mediação socioeducativa da escola (áreas prioritárias) - Criação de espaços sociopedagógicos de mediação socioeducativa - Constituição de uma equipa de mediação socioeducativa (professores, alunos, técnicos) - Definição do tipo de mediação/intervenção (modelos) - Elaboração de um programa de ações de sensibilização para a comunidade educativa -Desenvolvimento de práticas de supervisão da atividade dos mediadores 6.Sessão com atividade proposta visando a assimilação dos temas abordados traduzida pela elaboração de uma síntese reflexiva.

Metodologias

Reflexão conjunta, de divulgação e partilha de experiências através do diálogo, debate, exposições, apresentações, etc., envolvendo todos os elementos participantes. Apresentação / explicitação de informação teórica relevante nos conteúdos em análise, com recurso a documentação escrita e/ou audiovisual, tentando, sempre que possível, relacionar a análise dos textos e documentos propostos com a experiência dos formandos.

Avaliação

- Avaliação de acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008. - Avaliação contínua, por parte do formador, dos trabalhos realizados pelos formandos e apresentados de forma escrita e/ou oral ao longo da sessões. - Portfolio elaborado individualmente pelos formandos com a descrição-reflexão do trabalho desenvolvido. As razões subjacentes à escolha do portfolio como elemento da metodologia de trabalho dos formandos e paralelamente como instrumento de avaliação, apontam sobretudo para as vantagens que os processos de construção e organização do portfolio parecem apresentar na estimulação e estruturação dos processos reflexivos dos seus organizadores - Também incindirá sobre um relatório final individual reflexivo de cada formando.

Bibliografia

Amado, J., Freire, P. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto: Edições ASABonafé-Schmitt, J.-P. (2009). Mediação, conciliação, arbitragem: técnicas ou um novo modelo de regulação social. In A. M. Silva & M. A. Moreira (orgs.), FormaçãoBoqué Torremorell, M.C. (2008). Cultura de mediacão e mudanza social. Porto: Porto EditoraCaetano A.P. & Freire, I. (2006). La Médiation scolaire comme stratégie d`intervention auprès de jeunes en risque. European Conference on Educational Research online. www.leeds.ac.uk/educol/documents/158725.htm (Recuperado em 8 de novembro de 2011)Caetano, A.P. & Freire, I. (2007). Mediação em educação : um estudo exploratório. Actas doVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

José Miguel Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 18-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 08-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 15-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 22-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 11-03-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-120691/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom

INSCREVER-ME