278

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NA EDUCAÇÃO turma T1- 24/25

Apresentação

A comunicação eficaz requer um conjunto de competências interpessoais e, em particular na educação, reveste-se de especial relevo. A capacitação de educadores e professores em estratégias de comunicação e assertividade promove a criação de ambientes de aprendizagem e de trabalho mais inclusivos, construtivos e motivadores. O Decreto-Lei n.º 54/2018 ressalva a relevância, no âmbito da dos Centros de Apoio à Aprendizagem, de promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, que fomentem a aprendizagem (Artigo n.º 13), reforçando também a importância de processos de comunicação eficazes entre a escola e os pais, encarregados de educação (Artigo n.º 4), parceiros e comunidade (Artigo n.º 19). A inclusão desta ação no plano de atividades do CFAMM responde à crescente necessidade, por parte de professores e educadores, de lidar com situações desafiantes de forma construtiva, providenciando-lhes ferramentas e estratégias que promovem o respeito mútuo e a resolução construtiva de conflitos e problemas, em particular na relação com os alunos e na dinamização de processos de ensino-aprendizagem enriquecedores.

Destinatários

Educadores, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

. Compreender os princípios e fundamentos da Comunicação Não Violenta. . Aprender técnicas de observação e expressão sem julgamentos. . Desenvolver habilidades de empatia e compreensão das necessidades dos alunos, colegas e outros elementos da comunidade educativa. . Aplicar a Comunicação Não Violenta em situações de conflito e resolução de problemas na Educação.

Conteúdos

• Princípios e fundamentos da Comunicação Não Violenta o Sessão Síncrona | 3 horas • Técnicas de observação e expressão sem julgamentos o Sessão Síncrona | 3 horas o Sessão Assíncrona | 4 horas • Prática de empatia e compreensão das necessidades, próprias e alheias o Sessão Síncrona | 3 horas o Sessão Síncrona | 3 horas o Sessão Assíncrona | 3 horas • Aplicação da Comunicação Não Violenta em situações de conflito e resolução de problemas na Educação o Sessão Síncrona | 3 horas • Sessão Assíncrona | 3 horas o Prática dos conteúdos explorados e Reflexão Final -Sessão Assíncrona| 3 horas o Reflexão Final Sessão Síncrona | 3 horas

Metodologias

. Métodos pedagógicos: Expositivo, Demonstrativo, Interrogativo e Ativo . Estratégias e práticas: Brainstorming, Debate, Questionamento, Exploração de conteúdos, Role Playing, Simulações . Tipologia das Sessões: Sessões Síncronas (Sessões plenárias e Sessões de trabalho em pequeno grupo) e Sessões Assíncronas (Trabalho autónomo individual)

Avaliação

Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: -Participação/intervenções (30%) -Realização das atividades práticas (30%) -Relatório final de reflexão crítica (40%) De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: . 1 a 4,9 valores - Insuficiente . 5 a 6,4 valores - Regular . 6,5 a 7,9 valores - Bom . 8 a 8,9 valores - Muito Bom . 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Hilário, A. (2004). A influência do comportamento assertivo dos professores na relação pedagógica. Dissertação. Universidade do Algarve. Rosenberg, M. (2003). Non violent Communication: A Language of Life. Puddle Dancer Press. Rosenberg, M. (2024). Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos. Alma de Livros. Veiga, F. (2016). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico. Instituto de Educação.

Observações

OBSERVAÇÕES MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Margarida Magalhães Cardoso Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-01-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 24-01-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 27-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
4 31-01-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 07-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 08-02-2025 (Sábado) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 14-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 17-01-2025
Fim: 14-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129992/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

INSCREVER-ME