DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: DA CIÊNCIA À SALA DE AULA turma T2 2024-2025
Apresentação
A inclusão passa pelo enquadramento na legislação vigente, pelo que urge trilhar percursos educativos colaborativos nesta direção, como desafio inovador para alcançar uma Educação mais Inclusiva. O contributo do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode fazer toda a diferença para apoiar os docentes a "chegarem" a todos os alunos, tendo em conta as suas diferenças individuais, necessidades e capacidades, tornando o currículo mais inclusivo e flexível, articulando uma variedade de estratégias inovadoras e facilitadoras do processo de ensino aprendizagem. Os princípios do DUA alicerçam-se na investigação das áreas do cérebro, proporcionando oportunidades de aprendizagem a todos os alunos. Trata-se de uma abordagem curricular inovadora, concebendo a utilização de ambientes educativos que ajudam os discentes a desenvolver conhecimentos, competências e entusiasmo, através do seu papel central na aprendizagem e tem por finalidade promover a concetualização do tema a partir da evidência científica, bem como promover a construção de materiais flexíveis e recursos literácitos para serem aplicados na prática letiva.
Destinatários
EDUCADORES DE INFÂNCIA,PROFESSORES do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário e PROFESSORES de EDUCAÇÃO ESPECIAL (Grupos 910, 920, 930).
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de EDUCADORES DE INFÂNCIA,PROFESSORES do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário e PROFESSORES de EDUCAÇÃO ESPECIAL (Grupos 910, 920, 930).. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
- Refletir sobre as práticas profissionais e contribuir para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos relativos ao desenvolvimento do currículo; - Construir um quadro teórico/concetual de referência à volta do tema, nomeadamente as características DUA, enquanto ferramenta facilitadora em termos de acesso, remoção de barreiras, participação e sucesso; - Conhecer de que forma o DUA valoriza a adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, fomentando uma abordagem inclusiva do currículo para todos os alunos, com o recurso aos princípios do DUA; - (Re)pensar cenários de aprendizagem, recorrendo a um conjunto de suportes científicos em prol do sucesso escolar de todos os alunos; - Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes, incluindo dos materiais construídos, para consolidar a aprendizagem cooperativa e a articulação entre diferentes áreas do saber; - Elaborar um portefólio que traduza todo o trabalho produzido.
Conteúdos
1.Apresentação dos intervenientes na ação, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e calendarização; Exploração da documentação e materiais de apoio. 2.Políticas e Práticas Inclusivas: implicações na sala de aula; - Legislação vigente; - A abordagem multinível e a sua relação com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). 3.DUA: origem, conceitos e fundamentos (3 horas). - Contributo das neurociências para a educação/aprendizagem; -Evidências científicas em sala de aula e sua operacionalização; - O DUA e as componentes do currículo. 4.Princípios do DUA, as redes neuronais da aprendizagem cerebral e recursos/guidelines de apoio em sala de aula. - Princípios: Múltiplos meios de envolvimento; Múltiplos meios de representação e Múltiplos meios de ação/expressão; - Identificação de barreiras existentes nos contextos educativos e estratégias para a sua remoção; - Planificação de aulas, flexíveis e articulando diferentes áreas científicas, atendendo aos três princípios do DUA: múltiplos meios de envolvimento, de apresentação e expressão envolvendo docentes de diferentes grupos de recrutamento. 5.Construção de materiais inclusivos e flexíveis. 6.Apresentação e partilha de materiais.
Metodologias
A ação terá a duração de 25 horas em que serão adotados os seguintes passos metodológicos: - As metodologias escolhidas pretendem valorizar e promover uma atitude reflexiva sobre as práticas pedagógicas, assentes na experiência e conhecimento de cada formando; - Serão igualmente desenvolvidas abordagens teóricas e práticas referentes aos conteúdos anteriormente especificados, com recurso a material atual e adequado, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas; - Pretende-se privilegiar o trabalho colaborativo e prático, centrados na modalidade de trabalho de grupo, tendo em conta o nível de ensino em que lecionam os formandos; - Será promovida a criação de instrumentos de trabalho a aplicar na intervenção educativa, no sentido de se promover uma escola efetivamente inclusiva; -Será ainda elaborado um portefólio, que suporta todo o trabalho realizado e implementado, realçando os materiais construídos e a reflexão crítica individual.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (70%) De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
- Alves, M., Ribeiro, J. Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. (ISSN: 2182-5157), -Alves, M., Ribeiro, J. & Simões, F. (2018). Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: Investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder. FRONTEIRAS Journal of Social, Technological and Environmental Science ISSN: 2238-8869, v.7, nº2 (2018) (225- 251). CAST UDL (2011). Princípios orientadores do Desenho Universal de Aprendizagem. Disponível em: http://www.udlcenter.org/sites/udlcenter.org/files/Guidelines_ 2.0_Portuguese.pdf http://www.cast.org/our-work/about-udl.html#.Woi-1tSLSt8. -Nunes, C. & Madureira, I. (2015). Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 5(2), 126-143. Meyer, A., Rose, D.H., & Gordon, D. (2014). Universal Design for Learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: Cast Professional Publishing.
Formador
Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:30 - 11:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 12-10-2024 (Sábado) | 11:30 - 12:30 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 19-10-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 26-10-2024 (Sábado) | 09:30 - 10:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 26-10-2024 (Sábado) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 09-11-2024 (Sábado) | 12:30 - 13:30 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 10:30 | 1:00 | Online assíncrona |
13 | 30-11-2024 (Sábado) | 10:30 - 12:30 | 2:00 | Online síncrona |