Diferenciação Pedagógica turma T2-24/25
Apresentação
Numa escola que visa a inclusão de todos os alunos numa via comum de ensino, garantido para tal o acesso, a participação e progresso dos mesmos; é incontornável o comprometimento de toda a comunidade educativa com uma cultura intencional de pedagogia diferenciada. Uma pedagogia que diferencie não apenas os conteúdos de aprendizagem ou mesmo os processos de avaliação, mas que os complemente com práticas de diferenciação no ensino e sistematização dos processos cognitivos de aprendizagem. Atualmente a aprendizagem já não é vista como um processo de acumulação linear de informação, mas sim como um processo complexo, que implica uma apropriação pessoal de experiências, favorecida pela interação em contexto social e onde intervêm formas diversas de pensar e de estabelecer relações entre o que o aluno já sabe e o que aprenderá de novo. Esta realidade só poderá ter como consequência, a necessidade de um cuidado cada vez mais sério com a diferenciação pedagógica dos processos de aprendizagem como ferramenta nuclear do processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que toda e qualquer mudança curricular passa necessariamente pelo professor, este assume-se invariavelmente como um recurso de eleição nesta jornada que é a constante incorporação da diferenciação dentro dos contextos pedagógicos; o que justifica a pertinência da presente formação no seu plano de progressiva capacitação profissional.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 910.
Objetivos
- Reconhecer o papel e o lugar da diferenciação pedagógica na construção de uma cultura de escola inclusiva. - Definir e operacionalizar o conceito de diferenciação nos seus diferentes níveis de ação curricular: conteúdos, processos e produtos. - Conhecer os principais processos cognitivos de aprendizagem e as suas diferentes etapas de construção neuropsicológica. - Saber observar, identificar e apoiar /intervir perante as diferentes barreiras no processo de aprendizagem de diferentes alunos. - Compreender a importância do ensino e aprendizagem assente em processos de mediação intencional e construção por etapas dos diferentes processos mentais. - Compreender a dinâmica de construção de mediadores cognitivos e saber a plicá-los em contexto de sala de aula. - Refletir sobre as diferentes características de ambientes pedagógicos promotores da diferenciação pedagógica.
Conteúdos
1. Diferenciação Pedagógica como ferramenta de construção de uma educação progressivamente mais inclusiva: definição do conceito e dos seus três níveis de operacionalização (conteúdo, processo e produto) 2. Processos neuropsicológicos da aprendizagem: estudo das diferentes etapas de construção neurodinâmica das diferentes aptidões e capacidades inerentes à aprendizagem, visando a possibilidade de identificar estratégias de diferenciação pedagógica intencional. 2.1. Aptidões transversais da aprendizagem: funções executivas; atenção reativa e seletiva, memória arbitrária e deliberada/semântica e pensamento concreto e lógico-verbal. 2.2. Funções académicas elementares: leitura, escrita, aritmética. 2.3. Funções académicas complexas: leitura ativa, dirigida e critica; pensamento crítico e reflexivo - argumentativo; síntese e anotações. 3. Diversidade em contexto de sala de aula: ferramentas de análise e sistematização das diferentes nas competências dos diferentes alunos - perfil de heterogeneidade da turma. 4. Conceito de Mediação dos processos mentais e construção por etapas das ações mentais 5. Construção cooperativa de processos de mediação e práticas de pedagógica diferenciada pelos formandos e reflexão sobre a sua aplicação pedagógica focada nos processos de aprendizagem em contexto de sala de aula.
Metodologias
a) Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas à apresentação dos conteúdos pela formadora, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos b) Sessões de trabalho em pequeno grupo destinadas à exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de propostas de mediação de diferentes processos cognitivos de aprendizagem, reflexão sobre as características de ambientes pedagógicos de diferenciação pedagógica ou mesmo analise de diferentes estudos de caso c) Sessões plenárias destinadas à discussão dos trabalhos e produtos de reflexão produzidos pelos formandos ao longo das horas de formação ou de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos.
Avaliação
A avaliação consta de: Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40 A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos
Bibliografia
Almeida, G. (2012). Neurociência e sequência didática para educação infantil. São Paulo: Editora Unissinos.Cozzolino, L. (2013). The social neuroscience of education: optimizing attachment & learning in the classroom. New York: W. W. Norton & Company.Cozzolino, L. and Davis, L. (2017). How People Change. In Daniel Siegel, How People Change, 5ed, 53-71. Norton & Company: London.Perrenoud, Ph. (1995). Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar. Porto: Porto Editora.Perrenoud, Ph. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Porto Alegre: Artmed Editora.
Formador
Carina Lobato Faria
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |