AS ALTERAÇÕES CURRICULARES E AS TECNOLOGIAS NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO turma T2-24/25
Apresentação
O ensino e a aprendizagem de conteúdos de algumas disciplinas têm sido polémicos no nosso país, evidenciando-se neste contexto, a Matemática- matéria estigmatizada ao longo do século XX e que, segundo entendemos, se enquistou com alguns mitos. Esta será uma das perspetivas que justificará o crescimento dos seus níveis de insucesso que traduzem, naturalmente, um modo de pensamento e uma forma de ação (Ribeiro, 2013).Nos estudos como no PISA, noTIMSS e nas provas de aferição nacionais, os alunos portugueses demonstram desempenhos fracos. Atualmente, há novos documentos curriculares para o 1º Ciclo (1.º, 2,º. 3.º e 4.º ano) : Aprendizagens Essenciais (2021) com orientações curriculares que norteiam o ensino da matemática que vêm acentuar a importância da resolução de problemas, da comunicação matemática, do raciocínio matemático, das representações matemáticas e do pensamento computacional. A ênfase na importância da programação e pensamento computacional tem sido uma constante nas correntes pedagógicas recentes. Torna-se premente, numa sociedade alicerçada nas tecnologias da informática e da comunicação que os alunos aprendam matemática com recursos às tecnologias que fazem parte do seu quotidiano. Para que ocorra a mudança necessária, torna-se fundamental formar professores que sejam capazes de conceber, planear, desenvolver os próprios conteúdos e criar materiais de ensino, utilizando os documentos curriculares em articulação com as ferramentas promovidas pelas tecnologias na educação.
Destinatários
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico. -Apoiar os professores na construção das soluções para os seus problemas educativos e a implementar atividades de matemática com as crianças com que trabalham, valorizando de modo significativo, flexível e diversificado, as orientações curriculares recentes. - Valorizar o trabalho cooperativo entre professores do mesmo agrupamento, integrando neste a componente reflexiva sobre as atividades realizadas em sala de aula. - Fomentar a implementação de atividades com recurso às tecnologias de informação e comunicação.
Conteúdos
1.Conteúdos matemáticos: 1.1.Números e Operações- sessão síncrona 1.2. Álgebra- sessão síncrona 1.2.Geometria- sessão síncrona 1.3.Dados e probabilidade- sessão síncrona 2. Capacidades matemáticas - sessão síncrona 3. A utilização das tecnologias na implementação dos conteúdos (pensamento computacional): 2.1. Scratch-sessão síncrona 2.2. Kodu- sessão síncrona 4. Conceção de cenários de aprendizagem (incluindo instrumentos de avaliação) acerca dos temas matemáticos, com a utilização das tecnologias, adaptados aos diferentes níveis de ensino- sessão assíncrona+ sessão síncrona 5. Apresentação, discussão e avaliação dos cenários de aprendizagem produzidos e implementados pelos diferentes grupos (sessão síncrona)
Metodologias
Esta ação de formação tem a modalidade de curso de formação e o número total de horas da formação é de 25 horas, existindo sessões de trabalho síncronas e assíncronas, que se distribuem entre trabalho colaborativo apoiado numa Comunidade de Aprendizagem online (sedeada numa plataforma Moodle). A utilização da plataforma é importante para que os formandos se familiarizem com esta modalidade de trabalho e para que possam partilhar as suas dúvidas, os seus progressos e os trabalhos realizados. Esta ação de formação tem caráter teórico/prático.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação /Contributos: - Participação nas sessões (30%) -Realização Trabalhos de aplicação de conteúdos (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Ball, D.; Bass, H. (2001). Knowledge of Fundamental Mathematics for Teaching. Em D. Ball e H. Bass (Eds), Knowing and Learning Mathematics for Teaching (pp.27-34) ed. Mathematical Sciences Education Board, (2001). Washington, DC: National Academy Press.Clements, D, & Sarama, J. (2009). Learning and teaching early math: The learning trajectories approach. New York: Routledge.M. Heuvel-Panhuizen (Ed.) (2001). Children learn mathematics: A learning-teaching trajectory with intermediate attainment targets for calculation with whole numbers in primary school. Utrech, The Netherlands: Freudenthal Institute, Utrech University.ME.(2021). As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto).Selby,C., & Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. University of Southampton. Disponível em: https://eprints.soton.ac.uk/356481
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Sandra dos Anjos Canário Custódio Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 28-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online assíncrona |
4 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online assíncrona |
6 | 19-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 26-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |