INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL PARA PROFESSORES E EDUCADORES:PARA UMA FACILITAÇÃO MAIS EFICAZ NA RELAÇÃO DE ENSINO- APRENDIZAGEM turma T1- 24/25
Apresentação
Sinto um maior ou menor receio, alguma ansiedade até... e se... Nem quero pensar nisso! Sinto-me desanimado, até um pouco triste? Tento disfarçar? Como voltar a sorrir com entusiasmo e alegria? Sinto-me irritado e furioso? Até grito com quem não devia. Sei que não devo, mas como fazer? Sinto-me sobrecarregado e com tantas solicitações A ansiedade, o medo, a tristeza, a repulsa, a raiva ou outras emoções podem estar mais presentes numa ou noutra fase da vida pessoal e profissional e não são facilitadoras de um ambiente profissional saudável ou sequer de um desempenho eficaz e propicio à aprendizagem. A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. De acordo com Daniel Goleman, esta competência é composta por cinco dimensões: autoconsciência, auto regulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Por seu lado, a inteligência social, está relacionada com a capacidade de interagir de maneira eficaz com os outros, compreendendo e gerindo as dinâmicas sociais, e estabelecendo relacionamentos saudáveis e produtivos. Professores e educadores emocionalmente inteligentes são capazes de identificar e gerir suas próprias emoções, evitando que sentimentos de stress e frustração interfiram no seu desempenho e nas interações com os alunos. Com a aquisição de estratégias de auto regulação, os professores e educadores conseguem mais facilmente manter a calma e a assertividade necessárias para lidarem com situações mais desafiadoras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A capacidade de compreensão pelas necessidades e desafios dos alunos permitem aos professores estabelecer uma relação pedagógica mais profunda e significativa. Por fim e não menos importante, o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz permitem que os professores expressem suas expectativas de forma clara e escutem atentamente os alunos, promovendo um diálogo aberto e construtivo e um ambiente inclusivo e colaborativo. No final deste curso de formação, os participantes deverão ser capazes de: - Otimizar o seu auto conhecimento, identificando os seus pontos fortes e vulnerabilidades, - Identificar estratégias de auto regulação - Utilizar ferramentas para potenciar a auto motivação - Aplicar técnicas para estabelecer relações mais empáticas - Reconhecer estratégias para desenvolver habilidades sociais, como a gestão de conflitos, promoção de ambientes inclusivos, colaborativos e com segurança psicológica, mais facilitadores de aprendizagem.
Conteúdos
. Introdução à Inteligência Emocional (3h) - Fundamentos da Inteligência Emocional - Conceitos básicos de IE - Importância da IE na educação - Componentes da IE (autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia, habilidades sociais) . Autoconsciência (3h) - Ferramentas de autoavaliação: forças e limitações - Técnicas para autoconsciência emocional . Estratégias para promover a Autorregulação (3h) - Técnicas de autorregulação e reflexão pessoal - Estratégias para gerir emoções: Técnicas de mindfullness - Exercícios de respiração e relaxamento . Automotivação (3h) - Conceito e importância de motivação intrínseca - Ferramentas para desenvolver a automotivação em si e nos alunos - Ferramentas para estimular a automotivação: definição de objetivos e de mudança de hábitos . Desenvolver Empatia (3h) - Definição do conceito de Empatia e a sua importância - Técnicas para estabelecer e desenvolver empatia - Diferentes níveis de escuta e a escuta empática . Estratégias para desenvolver habilidades sociais (6h30) - Técnicas de comunicação: Comunicação verbal e não verbal - Comunicação Não Violenta:Técnicas de escuta; Comunicação Assertiva - Feedback construtivo: A importância do feedback na aprendizagem; Métodos para dar e receber feedback construtivo (feedforward) - Gestão de Conflitos: Fontes de conflito em sala de aula; Técnicas de prevenção de conflitos; Estratégias para mediação e resolução de conflitos; Técnica das Posições perceptuais; Estratégias de negociação e de colaboração . Criação de Ambiente Escolar colaborativo, inclusivo e seguro (3h30) - A importância de um ambiente seguro e inclusivo - Valorização da diversidade e inclusão - O conceito de segurança psicológica - Práticas para garantir um ambiente escolar seguro e positivo.
Metodologias
As sessões decorrerão em modalidade síncrona, em que o formador está em contacto direto com a turma em sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamizará a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos, como exercícios de reflexão individual e de grupo. A formação será teórico-prática, e com participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Serão propostas atividades de discussão de temas específicos relacionados com os temas, exercícios e atividades pedagógicas, casos práticos e role-plays.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação /Contributos- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica- 40% De acordo Com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Inteligência emocional. Goleman, D., 1995. Temas e Debates; Trabalhar com Inteligência emocional. Goleman, D. , 1998. Temas e Debates;Inteligência Emocional, uma abordagem prática, Moreira, P., 2019. Idioteque; Tratado de regulação das emoções. Mikolajczac, M. e Desseilles, M. 2012. Edições Piaget; Contágio emocional. Lewis, T., Amini, F. e Lannon, R. A General Theory of Love NY 2000/Cerebrus, Gestão intrapessoal. Guerra, P. Coleção empresa Inteligente/Minfdfulness, Atenção Plena. Williams, M. & Penman, D. , 2011. Lua de Papel.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Catarina Maria Cabanelas Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |