Como Acomodar todos no Âmbito da Educação Inclusiva: ACNS e ACS. Operacionalização turma T2-24/25
Apresentação
O princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em que todos os alunos devam aprender juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. A escola assume a responsabilidade de gerir e adequar curricularmente as propostas de ensino e adoptar opções educativas eficazes de modo a garantir a presença, a participação e o progresso de todos os seus alunos. Trata-se de equacionar itinerários diferenciados cuja finalidade é a de conseguir que os alunos com necessidades específicas, nomeadamente os que apresentam deficiência intelectual acentuada, adquiram aprendizagens significativas em contextos naturais adequadas ao seu perfil de aprendizagem, permitindo-lhes uma maior autonomia e melhor qualidade de vida. A presente formação para além da transmissão de conhecimentos a nível teórico e prático deve incrementar e possibilitar mudanças ao nível da prática pedagógica dos docentes em geral e em particular aos docentes de Educação Especial. Deste modo, desenvolvem-se aptidões (conhecimentos, valores), que permitem melhorar a prática pedagógica dos docentes, nomeadamente ao nível da gestão do currículo, da sua adequação e na existência ofertas educativas nos contextos naturais dos alunos, que respondam às suas idiossincrasias, numa perspetiva de inclusão social e escolar. Tais pressupostos, orientadores da ação do professor e da gestão do currículo em função das barreiras do que os alunos apresentam, conduzem à consecução de práticas de inovação curricular estabelecendo diferentes níveis de gestão curricular.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
- Refletir sobre as práticas educativas no sentido de haver mudanças que permitam diferenciar e organizar o trabalho dos alunos para garantir a qualidade e o sucesso da aprendizagem de cada um; - Criar uma cultura de escola, que favoreça práticas de adequação ao processo de ensino aprendizagem de acordo com as especificidades dos alunos; - Orientar os docentes na adoção das medidas de suporte à aprendizagem e de gestão do currículo para o perfil de aprendizagem dos alunos, nomeadamente as Adaptações Curriculares Significativas e Não Significativas e as Acomodações Curriculares; - Elaborar instrumentos de registo, de operacionalização e de avaliação de alunos; - Dinamizar e implementar estratégias individuais e de grupo de diferenciação curricular; -Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias e partilhar experiências; - Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos e possibilitar a alteração ao nível das práticas docentes; - Elaborar uma reflexão escrita que traduza o trabalho e o conhecimento teórico/prático produzido nas sessões presenciais e não presenciais.
Conteúdos
1- Enquadramento legislativo e concetual da educação Inclusiva 2- Apresentação do modelo multinível e de resposta à intervenção 3- Perfis de aprendizagem e caracterização dos alunos com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem 4- Identificar as medidas de gestão curricular: Acomodações Curriculares (AC); Adaptações Curriculares não Significativas (ACNS); Adaptações Curriculares Significativas (ACS) e processo de avaliação (PA) 5- Construção e aplicação de instrumentos curriculares da intervenção, a partir de casos concretos 6- Distinguir em termos concetuais e de operacionalização as medidas de gestão curricular. 7- Monitorização dos instrumentos e modalidades de avaliação dos alunos
Metodologias
Nesta ação de formação serão desenvolvidas metodologias ativas participativas e colaborativas , procurando promover a reflexão teórica sobre as temáticas elencadas e trabalho de carácter prático a pares e em grupos. A componente teórica será realizada a partir de um conjunto de slides, filmes e artigos, orientada pelos formadores, estimulando a reflexão e partilha de conceitos. A componente prática irá incidir em grupos de discussão com guiões orientadores, trabalho de grupo para análise de diversos instrumentos curriculares, refletindo as adequações necessárias aos diferentes perfis de aprendizagem dos alunos com deficiências, metodologias de trabalho e de avaliação. Serão utilizadas as novas tecnologias (padlet) na partilha da informação, documentos, trabalhos realizados pelos formandos ao longo da ação. Estes meios possibilitarão a inclusão de materiais de acordo com as necessidades que se forem detetando e contatos entre todos os intervenientes na formação.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) Escala de avaliação: de 1 a 10 valores 1 a 4,9 valores: Insuficiente; 5 a 6,4 valores: Regular 6,5 a 7,9 valores: Bom 8 a 8,9 valores: Muito Bom 9 a 10 valores: Excelente
Bibliografia
Dec. Lei n.º 55/2018 de 6 julho; Dec. Lei n.º 54/2018 de 6 julho DGE (2018); Manual de Apoio à Prática; DGE ; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. DGE ; Aprendizagens Essenciais.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |