Impacto das dificuldades de linguagem na aprendizagem: Intervir para o sucesso turma Turma T2- 24/25
Apresentação
A linguagem, tal como outro domínio do desenvolvimento, representa uma área fundamental no bem-estar e no comportamento da criança (Lindsay & Dockrell, 2012). Quando a linguagem se desenvolve de forma atípica para a idade, num ou mais componentes da linguagem, tais como a fonologia (consciência dos sons da fala), morfologia (estrutura interna das palavras), semântica (significado das palavras e a sua interpretação no contexto frásico) e a pragmática (uso da linguagem no contexto), estamos perante uma Perturbação da Linguagem. No estudo de Dinis, I., et al (2020) estima-se que em Portugal exista uma prevalência de 14,9% de problemas de comunicação e linguagem em idade pré-escolar. Neste sentido, a intervenção do Terapeuta da fala e de todos os intervenientes no processo de deteção e intervenção precoce, tornam-se cruciais para minimizar as dificuldades linguísticas, escolares e psicossociais das crianças.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
-Identificar o desenvolvimento normal e o desenvolvimento atípico da linguagem; - Identificar os principais sinais de alarme nas dificuldades de linguagem; - Relacionar as dificuldades de linguagem com as dificuldades na aprendizagem escolar; - Desenvolver estratégias pedagógicas, através de metodologias ativas de estimulação e desenvolvimento da linguagem em vários contextos formais e informais: dentro e fora da sala de aula e no contexto familiar.
Conteúdos
. Desenvolvimento normal da Linguagem- fala/linguagem e comunicação quais as diferenças? . Dificuldades na fala e na comunicação- sinais de alarme; . Dificuldades na linguagem compreensiva e expressiva- sinais de alarme; . A relação entre as dificuldades de linguagem e a aprendizagem da leitura e escrita; . Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita; . Prevenção das dificuldades de linguagem; . Relação pais/técnicos e escola- como promover uma relação segura?; . Estratégias a aplicar em sala de aula para estimulação da linguagem na sua vertente compreensiva e expressiva.
Metodologias
A metodologia da ação versa uma situação mista visando o enquadramento conceptual do desenvolvimento da linguagem segundo vários autores por um lado e aspetos práticos quer na identificação das situações atípicas do desenvolvimento da linguagem nas crianças quer na intervenção, estimulação e reeducação da mesma nos vários contextos; familiar, jardim -de- infância escolar e social. - Exposição teórica e prática, valorizando a aplicação de conteúdos e motivando o trabalho autónomo e cooperativo; - Recurso a plataformas digitais: sessões síncronas e assíncronas; - Recursos a vídeos e filmes alusivos à temática; -Comunicação com formadores, entre formandos, em comunidade pedagógica de partilha e reflexão, esclarecimento de dúvidas; - Acompanhamento individual e personalizado, resolução de problemas e acompanhamento em projetos individuais; - Partilha de ficheiros: material de suporte aos conteúdos programáticos, ferramentas de trabalho, bibliografia.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação dos formandos nas sessões -30% - Realização das atividades práticas - 30% - Relatório final de reflexão crítica-40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
SIM-SIM, Inês. Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta, 1998RIGOLET; Sylviane A. Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem: Linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. 2ª Edição. Porto Editora. 2006; ROMBERT, Joana. O Gato comeu-te a língua? 2ª Edição. A Esfera dos Livros, 2015; ROMBERT, Joana. Escrever Direito por Linhas Tortas, 1ª Edição. Manuscrito, 2020.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Joana Romão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:00 | 2:45 | Online síncrona |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:00 | 2:45 | Online síncrona |
3 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:15 - 21:00 | 2:45 | Online síncrona |
4 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |
7 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |
8 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |
10 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |
11 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |
12 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 20:00 | 1:45 | Online síncrona |