ESCRITA CRIATIVA E DIVERTIDA COM PROPÓSITO NA AULA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA turma T1 24/25
Apresentação
Neste curso olhamos o como e o porque escrevemos na sala de aula. Vemos como o envolvimento lúdico com a linguagem, onde esticamos e testamos as suas regras até ao limite numa atmosfera livre, encoraja o risco e a criatividade. Tal escrita combina os modos cognitivo e afetivo de pensamento. Investigamos os problemas que se colocam na aprendizagem da escrita numa língua estrangeira e centramo-nos particularmente nos problemas que os professores enfrentam no ensino da escrita relativamente aos desafios trazidos pelos alunos. Veremos como é possível tornar a escrita um processo criativo e desejado pelos alunos, impactando na melhoria das suas competências linguísticas, no domínio da escrita. A capacidade de escrever exige que os alunos se exprimam com confiança, se mantenham no tópico. Os alunos são mais propensos a dominar a capacidade de falar e ouvir quando podem empenhar-se ativamente na sua aprendizagem e modelação da comunicação escrita.
Destinatários
Professores GR 320, 330 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores GR 320, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores GR 320, 330 e 350.
Objetivos
A aprendizagem de línguas estrangeiras é um processo que requer que os professores considerem a demonstração de diferentes papéis na sala de aula. Nas aulas de língua estrangeira, espera-se que os professores ensinem eficazmente, para orientar os alunos e para manter a ordem na sala de aula, e devem ser encorajados a utilizar a sua energia, o seu conhecimento e a sua motivação. Assim, os professores devem desempenhar vários papéis de acordo com as competências e necessidades dos alunos, como: motivadores, orientadores, planeadores, facilitadores, avaliadores. Principais objetivos deste curso: - Apoiar os professores na diversificação e adaptação do seu papel no desenvolvimento da competência da escrita comunicativa dos seus alunos. - Gerir de forma eficaz o espaço da sala e os grupos de alunos para conseguir desempenhar os papeis acima mencionados. - Demostrar como se pode transformar qualquer exercício numa atividade oral, lúdica e criativa. - Identificar desafios da prática de escrita na sala de aula.
Conteúdos
. Formas de ajudar/encorajar os alunos a definir objetivos para melhorar as competências dos vários géneros de Escrita e para que reflitam sobre o seu desempenho, em termos de progressão. . Competências comunicativas e socioculturais para dotar os alunos de capacidades e autonomização na L2 . . Modelação Interativa -uma oportunidade imediata de praticar competências e receber feedback. . Diversidade de géneros de escrita e de interação. . Feedback /feedforward positivo, explícito e inclusivo na língua alvo: fazer com que os estudantes reflitam sobre o seu progresso em termos de competências visando uma comunicação auto regulada. . Estruturas de aprendizagem interativas e digitais. . Elaboração de um plano de apoio à prática do discurso principal dos estudantes. . Criação de planos de aula com foco principal na escrita: como adaptar as atividades do manual. . Formas de monitorização e avaliação.
Metodologias
1. Identificação do desafio: análise da causa raiz e identificação de pessoas. - Análise da Causa Raiz: definir o desafio- avaliar o seu estado atual- apresentar ideias sobre a forma de o resolver e potenciais ações de seguimento. - Identificação de Pessoas: docentes e alunos: -Análise do perfil do aluno/professor com todos os participantes; desafios 2. Ideação -O objetivo é apresentar/criar/selecionar ideias: originalidade/simplicidade/eficácia das ideias; facilitar a implementação; incentivar os participantes a idealizar, descrever, avaliar e discutir as ideias selecionadas. Em suma: seleção, desenvolvimento e apresentação das ideias/estratégias/ferramentas. -Seleção de ideias - Desenvolvimento de Ideias 3. Aplicação prática: criação, produção 4. Avaliação
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação /Contributos: - Participação nas sessões- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos: - Conceção, desenvolvimento e avaliação de recursos educativos- 30% - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Subrata Bhowmik (2021). Writing Instruction in an EFL Context: Learning to Write or Writing to Learn Language? June 2021BELTA Journal 5(1):30-42, DOI:10.36832/beltaj.2021.0501.03J. Chandle(2003). The efficacy of various kinds of error feedback for improvement in the accuracy and fluency of L2 student writing, Journal of Second Language WritingM. Li et al.(2016). One wiki, two groups: Dynamic interactions across ESL collaborative writing tasks Journal of Second Language Writing-M. Li et al.(2017). Second language writing in the age of CMC: Affordances, multimodality, and collaboration Journal of Second Language WritingM. Li et al.(2017).Good or bad collaborative wiki writing: Exploring links between group interactions and writing products Journal of Second Language Writing
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Niki Paterianaki
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |