215

OS 10 MANDAMENTOS DA ESCRITA CRIATIVA turma t1-23/24

Apresentação

É conhecida a grande relevância das operações cognitivas no processo criativo e como o estímulo da criatividade leva a um bom nível de desenvolvimento intelectual e à possibilidade de usar estratégias de pensamento que impactam positivamente no desenvolvimento de competências comunicativas, designadamente de escrita e da leitura. O formador orientará os participantes através da aplicação de estratégias pedagógicas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade sobre a prática da escrita criativa, a construção de ambientes estimulantes e o desbloqueio para a escrita, desenvolvendo, assim, melhores competências comunicativas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Escrever bem e de forma criativa é, mais do que nunca, uma ferramenta fundamental em todas as áreas, quer pessoais, quer profissionais. Esta ação formativa sobre Escrita Criativa tem como objetivos fundamentais: - Fazer de cada um dos participantes alguém capaz de escrever textos originais e ter flexibilidade criativa para se adaptar a qualquer tipo de composição escrita. - Estimular a aplicação dos princípios de geração de ideias. - Estimular a criatividade, a imaginação e sensibilidade. - Desenvolver a competência linguística.

Conteúdos

-Esta ação pretende estabelecer orientações sobre a prática da escrita criativa, a construção do ambiente estimulante, o desbloqueio para a escrita. -Serão realizadas abordagens ativas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade. Mas, afinal, o que é a Escrita Criativa? Para que serve? Como poderei escrever melhor? Como poderei comunicar melhor por escrito? O que conquista um leitor? A resposta a estas e a muitas outras perguntas será dada nesta ação formativa, dinamizada por um escritor que já vendeu mais de um milhão de livros em todo o mundo.

Metodologias

Teórica-Prática

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos: - Registo da assiduidade - Participação dos formandos

Modelo

Questionário de avaliação aplicado aos participantes na ACD

Bibliografia

BARBEIRO, Luís F. T. (1994). Consciência Metalinguística e Expressão Escrita. Porto, Edições Asa FREITAS, Pedro Chagas(2022). A Raridade das Coisas Banais. Oficina do Livro. MORAIS, M. F. (2001) – Definição e Avaliação da Criatividade. Braga Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho NORTON, C. (2001) - Os Mecanismos da Escrita Criativa Lisboa, Temas e Debates

Início: 18-05-2024
Fim: 25-05-2024
Acreditação: ACD14
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: ZOOM

INSCREVER-ME