214

Motricidade e Educação Física na infância turma t1-23/24

Apresentação

São reconhecidas as enormes carências/dificuldades que os professores do 1º ciclo apresentam no modo de planear e intervir nestas idades, ao mesmo tempo que se assiste ao incremento do processo de intervenção nestes domínios, quer pela sua importância, quer pelo contexto próprio deste público-alvo.

Destinatários

100,110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 100,110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 100,110.

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos sobre as características das aprendizagens essenciais; - Compreender a especificidade das propostas de atividades dirigidas às crianças 1º ciclo; - Analisar as características da natureza das atividades a propor, dos materiais e espaços ; - Incitar contextos para os formandos atuarem, com eficácia, ao nível da Educação Física, tendo em conta as necessidades e características dos alunos e variáveis externas.

Conteúdos

. Operacionalização das Aprendizagens Essenciais de Educação Física num contexto de Flexibilidade Curricular; . Modelos de intervenção em Educação Física nas primeiras idades; . Características das atividades e materiais; . Organização e aplicação de plano(os) de aula de Educação Física no contexto onde está inserido, tendo em conta as particularidades do grupo/turma.

Metodologias

As sessões dividir-se-ão em teóricas e técnico - práticas com recurso a metodologias de intervenção com crianças (1º ciclo) no contexto laboral de cada formando e consequente reflexão. As tarefas solicitadas aos formandos serão de caráter individual e/ou de grupo.

Avaliação

- Pelos formandos: . Resposta a um inquérito elaborado para o efeito, centrado em: . Adequação dos objetivos estabelecidos . Nível de adequação às necessidades formativas . Pertinência da informação teórica . Organização e dinamização - Pela formadora: . Elaboração de um relatório crítico sobre atividades desenvolvidas, participação e empenhamento dos formandos. Critérios de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Trabalho Individual - Participação/realização das atividades práticas (intervenção com crianças) (40%) - Trabalho de grupo Realizar nas sessões síncronas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (30%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Educação Física no 1.º ciclo do ensino básico: Um manual para professores. Livro, Ano 2023; Maia, José. (Editor). FADEUP.Expressão e Educação Físico Motora .Programa Ilustrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Editorial do Ministério da Educação; Ministério da Educação-Direção Geral do Ensino Básico e Secundário (1992): A educação Física no 1º ciclo do Ensino Básicohttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1_educacao_fisica.pdf

Formador

Maria Manuela Silvério Candeias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-04-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 09-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 16-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 24-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
7 07-06-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
8 12-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 18-04-2024
Fim: 12-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122736/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM