Dislexia: práticas pedagógicas de intervenção turma t1-23/24
Apresentação
A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia, esta aprendizagem é particularmente difícil, morosa e, muitas vezes, frustrante, provocando um crescente desinteresse pelo processo geral da aprendizagem e um risco acrescido de insucesso escolar. A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento de origem multifatorial (e.g., genética, neurofuncional, neurocognitiva), que conduz a dificuldades na descodificação de palavras, na fluência leitora, no reconhecimento global da palavra e na competência ortográfica (Dislexia: teoria, avaliação e intervenção, 2018). A dislexia exige adequações curriculares no percurso dos estudantes. Estas adequações, consoante o caso do aluno, podem ser necessárias num maior ou menor grau (podem até não ser necessárias), e podem ser aplicáveis a uma unidade curricular e não a outra. As medidas de apoio a prestar estão, assim, relacionadas com ajustes a metodologias ou estratégias do processo de ensino e, também, com o formato da avaliação (por exemplo, a forma, a duração ou a periodicidade da avaliação). Um professor atento e capaz de adequar estratégias em contexto de sala de aula é fundamental para a motivação e aprendizagem das crianças com dificuldades de aprendizagem.
Destinatários
Professores de GR. 110, 200, ,910,920,930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de GR. 110, 200, ,910,920,930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de GR. 110, 200, ,910,920,930.
Objetivos
- Identificar os pré-requisitos necessários para a aprendizagem da leitura e da escrita; - Identificar as principais barreiras que os alunos com dislexia experienciam na aquisição da leitura e da escrita ; - Identificar as principais características da dislexia, disortografia e disgrafia; - Desenvolver estratégias de intervenção em contexto de sala de aula para melhorar a aprendizagem da leitura e escrita; - Adaptar textos formativos informativos e sumativos atendendo ás características dos alunos disléxicos.
Conteúdos
. Linguagem e Aprendizagem . Pré-requisitos para a leitura e escrita . Dislexia, Disortografia e Disgrafia . Desenvolver a leitura e escrita . Acomodações Curriculares- estratégias a aplicar em sala de aula . Adaptação de textos - como fazer na prática?
Metodologias
- Exposição teórica e prática, valorizando a aplicação de conteúdos e motivando o trabalho autónomo e cooperativo; - Recurso a plataformas digitais: sessões síncronas e assíncronas; - Comunicação com formadores, entre formandos, em comunidade pedagógica de partilha e reflexão, esclarecimento de dúvidas; - Acompanhamento individual e personalizado, resolução de problemas e acompanhamento em projetos individuais; - Partilha de ficheiros: material de suporte aos conteúdos programáticos, ferramentas de trabalho, bibliografia.
Avaliação
De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
SIM-SIM, Inês. Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta, 1998; MOURA, Otávio, PEREIRA, Marcelino & SIMÕES, Mário R. Dislexia. 1ª Edição. Pactor. 2018; ROMBERT, Joana. O Gato comeu-te a língua? 2ª Edição. A Esfera dos Livros, 2015; ROMBERT, Joana. Escrever Direito por Linhas Tortas, 1ª Edição. Manuscrito, 2020.
Formador
Joana Romão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 03-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 31-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 31-05-2024 (Sexta-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
12 | 13-06-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |