203

A utilização da Inteligência Artificial no Ensino da Música turma t1-23/24

Apresentação

A Inteligência Artificial já existe há alguns anos, mas desde o início de 2023 houve uma explosão na utilização desta tecnologia, que tem sido transversal a todas as áreas sociais, incluindo a cultura, a música e a educação. Esta realidade afeta potencialmente a forma como os músicos iniciantes abordam a aprendizagem da música e de um instrumento musical, e irá, inevitavelmente, ter impacto na forma como a educação musical e o ensino da música serão ministrados num futuro que talvez pode não estar assim tão distante. Atualmente já é possível usar a Inteligência Artificial (IA) para pesquisar músicas através de acordes, visualizar diagramas de acordes e partituras e separar fontes de som em diferentes músicas. Portanto, podemos dizer que a IA está a abrir novas possibilidades para o ensino musical. De facto, a nível internacional os estudos mais recentes já começam a evidenciar que pode já não existir uma abordagem uniforme e padronizada às aulas de música. Por outro lado, os investigadores sublinham que a evolução tecnológica proporciona mais oportunidades para personalizar as metodologias e criar novas formas e paradigmas de aprendizagem musical. O curso "A utilização da Inteligência Artificial no Ensino da Música" tem por objetivo principal ajudar os professores de música, educação musical e do ensino artístico especializado, a refletir sobre esta nova realidade e sobre a forma como podem adotar e adaptar as tecnologias ligadas à IA à sua forma de ensinar e trabalhar diferentes músicas e estilos musicais com os seus alunos.

Destinatários

Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M32..

Objetivos

No final da ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Refletir sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) na Educação e as mudanças que esta nova realidade pode implicar ao nível do ensino-aprendizagem. 2. Compreender como é que a crescente utilização da IA na criação e produção musical em geral pode influenciar a perceção que os alunos de música e instrumento têm sobre a música e a aprendizagem musical. 3. Perceber como é que a IA pode ser utilizada no âmbito do ensino da música. 4. Ser capazes de entender como podem utilizar ferramentas de IA básicas para criar recursos didáticos musicais simples de apoio às suas aulas.

Conteúdos

Módulo 1 | A Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem Possibilidades da IA para o Ensino; A ética da utilização da IA no Ensino; O presente e o futuro da IA na Aprendizagem; O impacto da IA nos modelos de Ensino-Aprendizagem; Exemplos internacionais de utilização da IA na Educação Módulo 2 | A Inteligência Artificial na Música O impacto da IA na criação musical vs o impacto da IA na performance musical; Os desafios da IA para a criatividade e criação musical; Perspetivas de futuro: a IA e o mundo da Música Módulo 3 | A Inteligência Artificial e o Ensino da Música O contributo da IA para o Ensino e aprendizagem da música Ferramentas IA para o Ensino da Música Exemplos da utilização da IA para a criação de recursos didáticos musicais

Metodologias

O curso tem caráter teórico-prático, desenvolvendo-se em ambiente e-Learning. Plataformas a utilizar ao longo da formação: · Moodle (sessões assíncronas); · Zoom (sessões síncronas). SESSÕES ASSÍNCRONAS Ferramentas didáticas a utilizar: · Recursos multimédia (som e vídeo), · e-Manuais digitais (material escrito sob a forma de manual digital), · Perguntas de resposta aberta, · Fóruns, · Glossários, · Salas de discussão, · Formulários, · Email. Tutoria do formador: · Intervenções nos fóruns e salas de conversação, · Resposta a mensagens com dúvidas e outras solicitações sobre o curso. SESSÕES SÍNCRONAS Metodologia: · Dinâmicas de grupo; · Pequenos debates que visam sedimentar conhecimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso; · Métodos expositivo e demonstrativo (demonstração, experimentação e utilização acompanhada de programas e ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à Música e Didática Musical

Avaliação

Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 CCPFC- «Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8.9 valores; Bom - de 6.5 a 7.9 valores; Regular - de 5 a 6.4 valores; Insuficiente - de 1 a 4.9 valores.» Os formandos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: 30% - Saber-estar: netiqueta, participação, pertinência e qualidade das intervenções realizadas (síncronas e assíncronas). 30% - Realização das atividades propostas (exercícios e atividades ao longo do curso com vista à exploração de ferramentas simples de IA ligadas à Música e ao Ensino da Música + trabalho final de reflexão escrita sobre o tema da inteligência artificial). 40% - Reflexão crítica final.

Bibliografia

AGRAWAL, Ajay (2020). Inteligência artificial (Harvard Business Review). Actual Editores. Lisboa.OLIVEIRA, Arlindo (2019). Inteligência Artificial. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lisboa.GONÇALVES, Vitor, MOREIRA, José António e CORRÊA, Ygor (2019). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebookss. Santo Tirso.SILVA, Séfora (2016). Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital: Um script de aportes teórico-práticos. Whitebookss. Santo Tirso.GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Formador

Francesco Luciani

Início: 29-05-2024
Fim: 25-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121205/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM

INSCREVER-ME