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Articular com a biblioteca escolar: uma estratégia pedagógica turma t1-23/24

Apresentação

A política educativa desenvolvida a partir de 2016 estabelece-se pela definição de alguns pilares que se complementam e que só se efetivam quando trabalhados em conjunto: O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; As Aprendizagens Essenciais; A Educação Inclusiva; A estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; O Plano de Ação para a Transição Digital. As Bibliotecas Escolares são um dos órgãos vitais da escola, na certeza de que o currículo se cumpre também na biblioteca, através da biblioteca e com a biblioteca. São dotadas de recursos, serviços e tecnologias que podem enriquecer o currículo e a prática de ensino e apresentam-se como lugares de saber e inovação. Ter a biblioteca escolar, lugar de aprendizagem e de inclusão, como parceira constitui uma mais-valia na vertente pedagógica e curricular, através do enriquecimento e diversificação de práticas, da exploração de ambientes, recursos e estratégias de ensino variados e da integração nas atividades escolares das literacias digitais, da informação e dos média. A Rede de Bibliotecas Escolares oferece um conjunto de documentos orientadores que conduzem a ação das bibliotecas escolares: o referencial Aprender com a biblioteca escolar, o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares e em 2021, foi introduzido o Quadro Estratégico 2021-2027, que se baseia em diagnósticos e orientações nacionais e internacionais, entre outros.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no apoio às aprendizagens. - Conhecer as valências do portal da RBE para fundamentar e apoiar a ação da biblioteca escolar. - Formar os docentes de forma a impulsionar a criação de serviços e programas que contribuam para a implementação / operacionalização do referencial - Aprender com a biblioteca escolar como um instrumento facilitador na concretização de praticas pedagógicas inovadoras. - Estimular o uso de estratégias pedagógicas e metodologias inovadoras, capazes de contribuírem para o sucesso escolar, integrando as potencialidades da biblioteca escolar. - Partilhar conhecimentos e experiências entre professores bibliotecários e docentes das várias áreas do saber.

Conteúdos

1.ª Sessão - Sessões Teórico / Prática Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Apresentação e exploração do Padlet da turma. A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. 2.ª Sessão- Sessões Teórico / Prática Documentos orientadores que conduzem a ação das bibliotecas escolares. As linhas de atuação definidas no Quadro Estratégico 2021-2027 Bibliotecas Escolares. Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar. Aprender com a biblioteca escolar - oportunidades para a articulação do currículo com a biblioteca escolar. 3.ª Sessão:- Sessões Teórico / Prática Estratégias para estabelecer parcerias eficazes com a biblioteca Portal da RBE: um recurso de apoio às aprendizagens. Explorar a arquitetura do portal, localizando os conteúdos disponibilizados. 4º sessão - Sessões Teórico / Praticas Explorar a organização das secções específicas do portal RBE: Projetos / Recursos Cidadania e biblioteca escolar | pensar e intervir - Propostas de atividades. 5º sessão -Aprender com a Biblioteca Escolar Crescer com a leitura - propostas de atividades para desenvolvimento da literacia da leitura. Saber usar os media - propostas de atividades para desenvolvimento da literacia dos media. 6º sessão - Aprender com a Biblioteca Escolar Dominar a informação - propostas de atividades para desenvolvimento da literacia da informação. Tutoriais para apoio ao desenvolvimento da literacia da informação e media. 7.ª Sessão- Sessões Teórico / Prática Biblioteca Escolar Digital: estratégias e instrumentos Exploração de algumas ferramentas digitais e recursos online. Promoção da literacia digital. 8.º Sessão: Apresentação e discussão do portefólio dos formandos; Reflexão sobre as repercussões da formação na prática pedagógica.

Metodologias

Na primeira sessão, serão apresentados os objetivos da ação, conteúdos, metodologias, calendarização, critérios de avaliação orientações para a criação de um portfólio digital. Ao longo das sessões, centradas na metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, fomentar-se-á o trabalho individual e em grupo. As propostas de trabalho serão realizadas, na lógica do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes, privilegiando-se atividades integradoras, numa disciplina/ área disciplinar e área transversal, e sempre articuladas com os contextos e as experiências profissionais dos formandos, perspetivando novos rumos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras. Na abordagem das ferramentas digitais, a formadora iniciará com um momento expositivo/demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos, de forma individual e, em alguns casos, em grupos e ou a pares, passarão à exploração das ferramentas e à reflexão sobre as suas potencialidades educativas.

Avaliação

Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. - Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação nas sessões de formação (30%) - Realização das atividades práticas (40%) - Relatório final de reflexão crítica (30%) A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores

Bibliografia

Portal da RBE. Biblioteca Escolar Digital: curadoria de conteúdos. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/bed.html. Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf ; Rede Bibliotecas Escolares (2017). Aprender com a Biblioteca Escolar. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017;Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027 ISBN 978-989-8795-12-0. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf; Rede de Bibliotecas Escolares. Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/file/598/servico_referencia.pdf

Formador

Liliana Manuela Cruz Melo

Início: 02-05-2024
Fim: 25-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121984/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM

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