196

FERRAMENTAS DO ACCELERATED LEARNING PARA UMA MAIOR OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA turma T1- 23/24

Apresentação

Atualmente, os professores apresentam uma necessidade urgente de atualizar as suas abordagens metodológicas para responder às exigências de uma cultura um metabolismo acelerado. Além disso, as mudanças necessárias são sobretudo sistémicas e orgânicas, pelo que os métodos de aprendizagem convencionais com origem no início da era industrial, tendem a ser mecanizados, orientados para um locus de controlo externo, pouco customizados e baseados no condicionamento clássico e enfatizam o formato expositivo "Eu falo, tu ouves". De acordo com Collin Rose, a educação e o ensino na era atual deve caracterizar-se por um envolvimento global do aluno, privilegiando uma colaboração genuína, uma variedade e diversidade de métodos pedagógicos, a motivação intrínseca e uma maior diversão e estimulação da vontade de aprender, integrando a aprendizagem de sala de aula com a vida em sociedade. Com recursos a ferramentas de várias áreas do conhecimento, como a Psicologia, as Neurociências e as Ciências da Educação, este curso é desenvolvido com o intuito de apoiar os professores na construção e monitoria das suas aulas, favorecendo percursos de sucesso escolar e estimulando a motivação para a aprendizagem. Este curso de formação tem como objetivos capacitar professores e educadores de ferramentas e técnicas pedagógicas para aplicar princípios e técnicas do accelerated learning aos programas específicos de aprendizagem e, assim otimizar o processo de aprendizagem dos alunos.

Destinatários

Educadores/as de Infância; Professoras/es de todos os níveis de ensino ou outros profissionais de educação

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professoras/es de todos os níveis de ensino ou outros profissionais de educação. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final deste curso de formação, os participantes deverão ser capazes de: -Reconhecer diferentes estilos de aprendizagem; -Distinguir os diferentes tipos de inteligências (linguística, lógica/matemática, visual, corporal, musical, emocional/social, interpessoal (interna) e ambiental); -Reconhecer a anatomia cerebral e o papel dos dois hemisférios cerebrais no processo de aprendizagem; -Identificar e aplicar diferentes técnicas de de aprendizagem preconizadas pelo modelo de aprendizagem acelerada; -Reconhecer os pilares da aprendizagem e aplicá-los na conceção e planeamento das aulas; -Aplicar estratégias para otimizar a memória, motivação intrínseca e autoconsciência dos alunos, permitindo-lhe estratégias de estudo eficazes; -Identificar os fundamentos e princípios do Accelerated Learning.

Conteúdos

Fundamentos e princípios do Accelerated Learning -Erros comuns nas estratégias de ensino convencionais -Fundamentos e princípios do Accelerated Learning Funcionamento do Cérebro e Tipos de Aprendizagem -Anatomia e áreas funcionais do cérebro -Diferentes tipos de aprendizagem -Os 8 tipos de inteligência e aplicação de estratégias de ensino para a sua estimulação Modelo de Accelerated Learning -O ciclo da aprendizagem -Os 6 pilares da aprendizagem eficaz e a sua aplicação Estratégias de aprendizagem visual, auditiva e corporal -Aplicação das estratégias de aprendizagem VAC em sala de aula (Visual, Auditiva e Cinestésica) Técnicas de Accelerated Learning - Técnicas para otimizar a memória (mnemónicas espaciais, gráficas, verbais) -Técnicas de leitura rápida -Técnicas de foco a atenção -Técnicas para estimular a criatividade

Metodologias

As sessões decorrerão em modalidade síncrona em que o formador está em contacto direto com a turma em sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamizará a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos, como exercícios de reflexão individual e de grupo e assíncrona, em que serão propostos exercícios práticos para serem desenvolvidos pelos formandos posteriormente apresentados e discutidos em sessões síncronas). A formação será teórico-prática, e com participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Serão propostas atividades de discussão de temas específicos relacionados com os temas, exercícios e atividades pedagógicas, casos práticos e role-plays.

Avaliação

- Instrumento de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Grelhas de observação e participação ; -Grelhas de realização dos trabalhos; -Participação em fóruns de discussão de temas; -Qualidade dos Trabalhos apresentados; - Relatório de Reflexão Crítica; - Participação ativa dos formandos 30% - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo Com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

. Watts, S. (2021). The art of Accelerated Learning.Rose, C. (2011). Accelerated Learning for the XXI Century. A Dell Trade Paperback.Smith, A., Lovatt, M. and Wise, D. (2005). Accelerated learning A Users Guide. Crown House Pub.Meier, D. (2000). The Accelerated Learning Handbook. McGraw Hill.Balreira Guerra, P. (2000). Cerebrus . A Gestão Intrapessoal. Editora Pergaminho.

Formador

Catarina Maria Cabanelas Pereira

Início: 08-04-2024
Fim: 27-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120963/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Zoom

INSCREVER-ME