
Convivência Cooperativa no Contexto Educativo: competências de comunicação, relacionais e de gestão de conflitos turma T1- 23/24
Apresentação
No contexto educativo, convivem diversas pessoas com necessidades, interesses e potencialidades específicas, nem sempre sendo fácil compreender e responder adequadamente às necessidades de cada um. Para promover um ambiente pacífico e de convivência cooperativa neste mesmo contexto, é fundamental saber escutar ativamente os outros, nomeadamente as crianças e jovens, e compreender as suas necessidades. É, igualmente, essencial saber expressar e partilhar as suas próprias necessidades. Como referiu Marshall Rosemberg, todas as ações/comportamentos são baseados em necessidades humanas, que todos procuramos preencher. De facto, compreendendo as necessidades uns dos outros, as relações são mais satisfatórias e profundas, permitindo consequentemente maior bem-estar e sucesso. Tanto o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como a Educação para a Cidadania e o Plano 21/23 Escola +, realçam a importância do desenvolvimento de diversas competências pessoais, como a comunicação, o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas, a colaboração, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia, o bem-estar e a saúde, etc. Para conseguir promover estas competências nas crianças e jovens, é essencial explorar e desenvolver as mesmas. Neste sentido, nesta ação de formação, pretende-se promover competências de comunicação, nomeadamente assertiva e não violenta, relacionais e de gestão e mediação de conflitos. Estas competências irão facilitar a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e promover maior bem-estar e sucesso de toda a comunidade educativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Caracterizar a convivência cooperativa no contexto educativo; Reconhecer os problemas de convivência neste mesmo contexto; Atuar de forma adequada em relação aos mesmos; Caracterizar o conflito e as emoções associadas; Gerir as mesmas; Reconhecer a importância da autorregulação emocional; Valorizar esta cultura de convivência para a transformação positiva dos conflitos; Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal para a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e o maior bem-estar e sucesso; Comunicar de forma assertiva, não violenta e na mensagem no eu; Ter uma atitude compreensiva-empática; Escutar ativamente; Compreender a motivação e as estratégias motivacionais; Proporcionar maior perceção de autoeficácia; Valorizar o compromisso e a colaboração com estilos de gestão de conflitos; Mediar conflitos.
Conteúdos
- 4 horas: Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo Apresentação da ação de formação, dos parâmetros de avaliação, dos objetivos da ação de formação e do grupo de formação (formandos e formadora); Convivência cooperativa no contexto educativo; Problemas de convivência neste mesmo contexto; Atuação adequada em relação aos mesmos; - 4 horas: Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo Conflito e emoções associadas; Gestão das mesmas; Autorregulação emocional; Valorização desta cultura de convivência para a transformação positiva dos conflitos; - 2 horas: Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona; - 4 horas: Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo Importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal para a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e o maior bem-estar e sucesso; Comunicação assertiva, não violenta e na mensagem no eu; Atitude compreensiva-empática; Escuta ativa; - 2 horas: Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona; - 4 horas: Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo Motivação e estratégias motivacionais; Perceção de maior autoeficácia; Valorização do compromisso e da colaboração com estilos de gestão de conflitos; - 1 hora: Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona; - 4 hora: Sessão de trabalho síncrona em grande grupo Mediação de conflitos; Partilha das reflexões finais; Síntese; Esclarecimento de dúvida; Avaliação do curso de formação; Conclusão da formação; Abertura em relação à próximas ações.
Metodologias
Ao longo das diferentes sessões de formação de tipologia teórico-prática e principalmente prática, serão valorizadas as interações e partilhas, recorrendo aos diferentes métodos e técnicas pedagógicas, nomeadamente aos métodos interrogativo (formulação de perguntas) e ativo (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis, trabalhos individuais e de grupo, etc.), na sala principal e nas salas em simultâneo. As reflexões de grupo também serão registadas, recorrendo à ferramentas digitais. O recurso à vídeos facilitará, igualmente, a reflexão e a partilha no seio do grupo.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art. 46.º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
- Gasda, G., Balzer, F., Childers, W., Nealy, A., Phelps, R. & Walters, R. (2005). Human relations development: A manual for educators. Boston: Allyn & Bacon.- PINTO DA COSTA, Elisabete (2019). Mediação de Conflitos na Escola: da Teoria à Prática. Edições Universitárias Lusófonas.- ROSÁRIO, Pedro (2005). Motivação e aprendizagem: uma rota de leitura. In M. Taveira (Coord.), Temas de Psicologia Escolar: Contributos de um projecto científico-pedagógico (pp. 23-60). Coimbra: Quarteto Editora.- ROSEMBERG, M. (2021). Comunicação não violenta O segredo para comunicar com sucesso. Alma em desenvolvimento.- TORREGO, Juan Carlos (2001). Mediação de Conflitos em Instituições Educativas Manual para Formação de Mediadores. Tradução José Carlos Eufrásio. Edições ASA.
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira