Convivência Cooperativa no Contexto Educativo: competências de comunicação, relacionais e de gestão de conflitos turma T1- 23/24
Apresentação
No contexto educativo, convivem diversas pessoas com necessidades, interesses e potencialidades específicas, nem sempre sendo fácil compreender e responder adequadamente às necessidades de cada um. Para promover um ambiente pacífico e de convivência cooperativa neste mesmo contexto, é fundamental saber escutar ativamente os outros, nomeadamente as crianças e jovens, e compreender as suas necessidades. É, igualmente, essencial saber expressar e partilhar as suas próprias necessidades. Como referiu Marshall Rosemberg, todas as ações/comportamentos são baseados em necessidades humanas, que todos procuramos preencher. De facto, compreendendo as necessidades uns dos outros, as relações são mais satisfatórias e profundas, permitindo consequentemente maior bem-estar e sucesso. Tanto o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como a Educação para a Cidadania e o Plano 21/23 Escola +, realçam a importância do desenvolvimento de diversas competências pessoais, como a comunicação, o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas, a colaboração, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia, o bem-estar e a saúde, etc. Para conseguir promover estas competências nas crianças e jovens, é essencial explorar e desenvolver as mesmas. Neste sentido, nesta ação de formação, pretende-se promover competências de comunicação, nomeadamente assertiva e não violenta, relacionais e de gestão e mediação de conflitos. Estas competências irão facilitar a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e promover maior bem-estar e sucesso de toda a comunidade educativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Caracterizar a convivência cooperativa no contexto educativo; - Reconhecer os problemas de convivência neste mesmo contexto; - Atuar de forma adequada em relação aos mesmos; - Caracterizar o conflito e as emoções associadas; - Gerir as mesmas; - Reconhecer a importância da autorregulação emocional; - Valorizar esta cultura de convivência para a transformação positiva dos conflitos; - Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal para a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e o maior bem-estar e sucesso; - Comunicar de forma assertiva, não violenta e na mensagem no "eu"; - Ter uma atitude compreensiva-empática; - Escutar ativamente; - Compreender a motivação e as estratégias motivacionais; - Proporcionar maior perceção de autoeficácia; - Valorizar o compromisso e a colaboração com estilos de gestão de conflitos; - Mediar conflitos.
Conteúdos
-Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo . Apresentação da ação de formação, dos parâmetros de avaliação, dos objetivos da ação de formação e do grupo de formação (formandos e formadora); . Convivência cooperativa no contexto educativo; . Problemas de convivência neste mesmo contexto; . Atuação adequada em relação aos mesmos; -Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo . Conflito e emoções associadas; Gestão das mesmas; . Autorregulação emocional; . Valorização desta cultura de convivência para a transformação positiva dos conflitos; - Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona - Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo . A Importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal para a gestão das relações dentro e fora da sala de aula e o maior bem-estar e sucesso; . Comunicação assertiva, não violenta e na mensagem no "eu"; . Atitude compreensiva-empática; . Escuta ativa; - Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona; - Sessão de trabalho síncrona nas salas em simultâneo e em grande grupo . Motivação e estratégias motivacionais; . Perceção de maior autoeficácia; . Valorização do compromisso e da colaboração com estilos de gestão de conflitos; - Sessão de trabalho em pequenos grupos assíncrona; - Sessão de trabalho síncrona em grande grupo . Mediação de conflitos; . Partilha das reflexões finais; . Síntese; . Esclarecimento de dúvida; . Avaliação do curso de formação; . Conclusão da formação.
Metodologias
Ao longo das diferentes sessões de formação de tipologia teórico-prática e principalmente prática, serão valorizadas as interações e partilhas, recorrendo aos diferentes métodos e técnicas pedagógicas, nomeadamente aos métodos interrogativo (formulação de perguntas) e ativo (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis, trabalhos individuais e de grupo, etc.), na sala principal e nas salas em simultâneo. As reflexões de grupo também serão registadas, recorrendo à ferramentas digitais. O recurso à vídeos facilitará, igualmente, a reflexão e a partilha no seio do grupo.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art. 46.º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Gasda, G., Balzer, F., Childers, W., Nealy, A., Phelps, R. & Walters, R. (2005). Human relations development: A manual for educators. Boston: Allyn & Bacon.PINTO DA COSTA, Elisabete (2019). Mediação de Conflitos na Escola: da Teoria à Prática. Edições Universitárias Lusófonas. ROSÁRIO, Pedro (2005). Motivação e aprendizagem: uma rota de leitura. In M. Taveira (Coord.), Temas de Psicologia Escolar: Contributos de um projecto científico-pedagógico (pp. 23-60). Coimbra: Quarteto Editora. ROSEMBERG, M. (2021). Comunicação não violenta . O segredo para comunicar com sucesso. Alma em desenvolvimento. TORREGO, Juan Carlos (2001). Mediação de Conflitos em Instituições Educativas. Manual para Formação de Mediadores. Tradução José Carlos Eufrásio. Edições ASA.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 25-01-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 30-01-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 08-02-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 20-02-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |