186

Intervir no Presente e Repensar o Futuro - O papel do Educador e do Docente de Educação Especial turma T1 2023-2024

Apresentação

As experiências promovidas por ambientes ricos de aprendizagem e ancoradas pelo afeto e responsividade de adultos de referência, são cruciais para o desenvolvimento das conexões e trajetos neuronais específicos do cérebro da criança, constituindo-se verdadeiras janelas de oportunidades ou períodos sensíveis. Os estudos sobre os mecanismos de maturação cerebral e sobre neurodesenvolvimento permite-nos hoje olhar para as funções executivas como um conjunto de processos que constituem as fundações para um pleno desenvolvimento das competências emocionais, sociais e académicas. Deste modo, a ação pedagógica do educador e dos docentes de EE, será ainda mais rica se partir de um maior conhecimento acerca destas funções, qual o seu papel no desenvolvimento de competências, como poderá estimulá-las através das rotinas diárias, da brincadeira e de situações lúdicas e quais os sinais de alerta que deve estar alerta para melhor responder ou encaminhar para outras respostas na comunidade. Com base nestes pressupostos e tendo em conta o papel dos educadores e dos docentes de EE no processo de desenvolvimento/aprendizagem e inclusão das crianças, considera-se fundamental, formar e promover a reflexão destes profissionais sobre os fatores de risco/proteção do desenvolvimento infantil, de modo a contribuir para a valorização do desenvolvimento profissional, e para aquisição de novos conhecimentos e competências que permitam a estes profissionais exercer práticas qualificadas e verdadeiramente inclusivas.

Destinatários

Docentes da Educação pré- escolar, (100), Professores de 1º ciclo e Ensino Básico (110) e docentes de Educação Especial (910, 930,920)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes da Educação pré- escolar, (100), Professores de 1º ciclo e Ensino Básico (110) e docentes de Educação Especial (910, 930,920). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes da Educação pré- escolar, (100), Professores de 1º ciclo e Ensino Básico (110) e docentes de Educação Especial (910, 930,920).

Objetivos

- Sensibilizar os docentes para o impacto das experiências adversas sofridas na infância e a importância dos fatores protetores no bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem da criança; - Reconhecer a diversidade de fatores de risco na infância; - Identificar marcas e/ou sinais de alerta manifestados pelas crianças; - Conhecer o impacto ao longo da vida em crianças expostas a situações de adversidade; - Reconhecer implicações das experiências adversas sofridas na infância, no desempenho escolar e na inclusão social; - Identificar os fatores protetores da criança como profilaxia de efeitos nefastos no desenvolvimento; - Compreender o que são as funções executivas e a sua importância no desenvolvimento das crianças; - Compreender a importância das figuras significativas para a criança no desenvolvimento da arquitetura do seu cérebro; - Reforçar a importância do trabalho do educador/professor enquanto figura significativa para a criança; - Promover uma visão integrada e abrangente sobre a ação dos diferentes recursos existentes na comunidade, enquanto fatores protetores.

Conteúdos

O curso é constituído por 5 módulos : . Módulo 1 - Desenvolvimento na infância: do típico para o atípico -Etapas do desenvolvimento; -Tipos de alteração no desenvolvimento infantil; -Sinais de alarme nas diferentes áreas de desenvolvimento (motora/audição e linguagem/visiomotricidade/comportamento e interação social/; . Módulo 2 - Desenvolvimento do Cérebro na infância -O neurodesenvolvimento nos primeiros anos de vida; - A importância dos primeiros 1000 dias de vida; - Plasticidade - a influência do meio ambiente; - Poda sináptica; - Períodos Sensíveis; - Padrões de Vinculação; - Resposta ao Stress; . Módulo 3 - Experiências Adversas na infância (EAI) - Apresentação do estudo: Adverse Childhood experiences; -Tipos de adversidades de risco infantil; -Efeitos das EAI no funcionamento comportamental, social e emocional da criança e impacto das EAI na aprendizagem, desenvolvimento e saúde ao longo da vida. . Módulo 4 - O papel do educador e docente de EE na promoção das funções executivas · O que são as funções executivas e qual a sua importância no desenvolvimento; · O período privilegiado da infância para a estimulação do funcionamento executivo; · Efeitos das funções executivas reguladoras do pensamento, emoções e ações, com impacto na capacidade de aprendizagem; · Estratégias para a sala de jardim-de-infância. . Módulo 5 - Fatores de proteção ao desenvolvimento infantil -Fatores de proteção da criança/da família/da comunidade; -Intervenção sistémica familiar e comunitária.

Metodologias

O curso encontra-se estruturado em 5 módulos, com a duração total de 25 horas. Tem um carácter teórico/prático, onde se pretende transmitir conceitos teóricos e simultaneamente envolver de forma reflexiva e participativa os formandos, de modo a criar um espaço que privilegie: a partilha de conhecimentos, experiências e ideias, a reflexão e readequação de formas de atuação, análise e discussão de casos e dinâmicas de grupos. Para tal recorrer-se-á ao uso de metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo (através do recurso a diapositivos e visionamento de vídeos), com treino de competências. Realização de exercícios práticos (em grupo e/ou individualmente) e discussão de casos durante a sessão, bem como dinâmicas de grupos, exposição dialogada, trabalhos de grupo e práticas simuladas.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos formandos será contínua (formativa), tendo em consideração os seguintes critérios: motivação, participação, espírito crítico e relacionamento interpessoal e sumativa, recorrendo a instrumentos de avaliação desenvolvidos para efeito, tais como, exercícios práticos de grupo e individuais. Avaliação da formação será quantitativa de acordo com Carta Circular CCPFC-3/2007: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7,9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Cadima, J., McWilliam, R., & Leal, T. (2010). Environmental risk factors and childrens literacy skills during the transition to elementary school. International Journal of Behavioral Development, 34 (1), 24-33. doi: 10.1177/0165025409345045; Canha, J., (2003). Criança maltratada: o papel de uma pessoa de referência na sua recuperação . Estudo prospetivo de 5 anos. Quarteto editora; Centers for Disease Control and Prevention, (2010); Adverse Childhood Experience reported by adults - five states; Morb Mortal Wkly, 59 (49), 1609-13 : https://www.cdc.gov/violenceprevention/aces/about.html; Fox, S., Levitt, P. & Nelson III, C. (2010); How the timing and quality of early experiences influence the development of brain architecture. Child Dev.81 (1), pp. 28-40. doi: 10.1111/j.1467-8624.2009.01380; Fuertes, Marina (2012). Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a Intervenção Precoce. Da Investigação às Práticas, II (1), 23-50.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Helena Maria Lourenço Abreu Patrão Neves

Maria João Pereira Garcia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 21-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 23-11-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
4 28-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
5 05-12-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 07-12-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
7 12-12-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 14-12-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 14-11-2023
Fim: 14-12-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-113313/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma zoom