(IN)DISCIPLINA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM turma T 1- 23/24
Apresentação
A violência escolar em geral, e fenómenos de indisciplina em particular, constituem temáticas atuais, detetadas amiúde nos estabelecimentos de ensino. Também em Portugal, resulta evidente que essas ocorrências afetam direta e/ou indiretamente o sucesso escolar. Concomitantemente, os comportamentos de violência/indisciplina manifestados pelos alunos, concorrem para acentuar a fadiga e o desgaste sobejamente reportados pelos professores, com repercussões evidentes na qualidade do ensino. Assim, acumular conhecimento no domínio da gestão e organização dos espaços de aprendizagem, no propósito de melhor conhecer e lidar com o fenómeno da indisciplina constituem objetivos fundamentais desta ação de formação. Esta ação de formação tem cabimento no plano de atividades, porquanto impera a necessidade de planificação de formação técnica e especializada dos agentes educativos com vista à prevenção, sinalização e intervenção na violência escolar. De igual modo, é conhecida e cientificamente validada a relação entre disciplina e sucesso escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Estruturar conhecimentos permitindo a clarificação de conceitos relativos à violência escolar; - Desenvolver competências teóricas e práticas indispensáveis à gestão e organização eficientes dos espaços de aprendizagem; - Conhecer procedimentos para avaliação e caraterização dos comportamentos de indisciplina; - Implementar estratégias de promoção da disciplina e mitigação da indisciplina; - Tomar consciência das mudanças a promover para a prevenção e resolução de conflitos na prática pedagógica.
Conteúdos
. Causas da indisciplina; . Tarefas do ensino; . Professores eficazes e estratégias eficientes; . Organização, estrutura e propriedades da sala de aula; . Fases da aula e estruturas de participação ; . Gestão das transições e interrupções ; . Questionários de estilos de gestão de sala de aula ; . Modelos de Intervenção; . Comunicação Escola-Família.
Metodologias
No que respeita à metodologia, a componente teórica é caraterizada por uma abordagem mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes e, por outro lado, na leitura orientada de textos de natureza científica e normativa. A componente teórico/prática consiste na discussão em plenário e pequenos grupos sobre os conteúdos abordados, como também na elaboração de guiões de leitura dos documentos/materiais disponibilizados.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular- de 5 a 6,4 valores; Insuficiente -de 1 a 4,9 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nesta avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; Reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional
Bibliografia
Lopes, J. (2002). Problemas de Comportamento, Aprendizagem e Ensinagem. Coimbra: Ed. Quarteto.Lopes, J. (2009). Comportamento, Aprendizagem e Marzano, R. (2003). Classroom Management That Works: Research-Based Strategies for Every Teacher. Virginia USA: ASCD.Parrat-Dayan, S. (2012). Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Ed. Contexto.Rogers, B. (2015). Classroom Behaviour - A Practical Guide to Effective Teaching, Behaviour Management and Colleague Support. London:SAGE.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 26-02-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |