
FERRAMENTAS DE MENTORING PARA PROFESSORES PARA OTIMIZAR AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS turma T1 23/24
Apresentação
"Brown, H. Douglas (2007) refere que os professores podem desempenhar muitos papeis no âmbito do ensino e isso pode facilitar a aprendizagem. A sua capacidade de os desempenhar de maneira eficaz dependerá, em grande medida, da empatia que criarem com os seus alunos e do seu próprio nível de conhecimentos e competências. " O Mentoring é um processo de desenvolvimento em que uma pessoa mais experiente o professor - partilha o seu conhecimento com uma pessoa menos experiente, o aluno, na escola, dentro ou fora da sala de aula, através de um conjunto de estratégias pedagógicas formais e informais, para alcançar objetivos escolares ou académicos e de desenvolvimento pessoal e social. Esta ação de formação tem como objetivos capacitar professores e educadores de ferramentas e estratégias de mentoring, para estabelecer e desenvolver uma relação pedagógica mais eficaz, quer para estimular a sua motivação, como para otimizar as diferentes estratégias de aprendizagem. Com recursos a ferramentas de várias áreas do conhecimento, como a Psicologia, as Neurociências, as Ciências da Educação e a Gestão de Recursos Humanos, este curso é desenvolvido com o intuito de apoiar os professores na gestão de situações desafiantes no seu quotidiano, favorecendo percursos de sucesso escolar e estimulando a motivação para a aprendizagem.
Destinatários
..Educadoras de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de ..Educadoras de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
· Identificar .as ferramentas de intervenção em Mentoring; · . o seu papel no sistema educativo · Utilizar estratégias de motivação dos alunos · . as crenças limitadoras e facilitadoras da aprendizagem; · . os seus pontos fortes e potenciar a sua utilização na sua missão de facilitadores da aprendizagem; · Reconhecer as suas vulnerabilidades e identificar recursos para os transformar em aspetos que tragam mais valias ao processo de aprendizagem dos seus alunos; · Adquirir e/ou desenvolver as suas capacidades de liderança, comunicação e interação com os alunos, promovendo uma maior eficácia das aprendizagem a realizar; · Aplicar estratégias para estimular a motivação e o interesse no processo de aprendizagem dos seus alunos; ·as dificuldades e reconhecer atitudes e comportamentos ajustados às necessidades dos alunos, em contexto de sala de aula; · aplicar estratégias que promovem a autodescoberta e o desenvolvimento dos alunos; ·Aplicar ferramentas de mentoring que permitem favorecer a mudança no contexto da aprendizagem em sala de aula.
Conteúdos
História princípios do Mentoring (1h) Mentoring no contexto educativo O papel do professor-mentor na facilitação da aprendizagem dos alunos A atitude e comportamentos do professor Mentor na aprendizagem dos alunos (2h) Competências de um Professor-Mentor o Definir objetivos SMART & FUN o Estimular o sentido de competência o Desenvolver e reconhecer a autonomia O Mentoring na Escola (2h) Metodologia do Mentoring em sala de aula Fases de intervenção num processo de mentoring com os alunos O processo de aprendizagem em sala de aula (2h) Modelos de aprendizagem Estilos de aprendizagem Princípios para aprender Ferramentas do Professor-Mentor na facilitação da aprendizagem dos alunos (9h) Rapport e Confiança Escuta ativa Perguntas poderosas Reformular Feedback construtivo e Feedforward Otimização da autoconsciência, responsabilidade e foco Promover a descoberta Estimular a motivação Co-construir Planos de ação e de desenvolvimento: da definição de objetivos ao acompanhamento Ferramentas de Mentoring Educativo (9h) Definição de Objetivos MAFO a análise estratégica para uma aprendizagem eficaz Roda Educativa Diários de Aprendizagem Crenças e desconstrução de crenças Mindmaping Posições Perceptuais Analogias e metáforas Storytelling
Metodologias
As sessões decorrerão em modalidade síncrona, em que o formador está em contacto direto com a turma em sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamizará a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos, como exercícios de reflexão individual e de grupo. A formação será teórico-prática, e com participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Serão propostas atividades de discussão de temas específicos relacionados com os temas, exercícios e atividades pedagógicas, casos práticos e role-plays.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/realização das atividades práticas (60%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo Com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Brueggeman, A. (2022). Student-Centered Mentoring. Corwin.Holliday, M.(2001). Coaching, mentoring & Managing. The Creer Press, Inc.Penim, A. e Catalão, J. (2017). Ferramentas de Team Coaching. Lidel.Pérez, J. (2016). Ferramentas de Coaching Educativo. Porto editora.Pérez, J. (2009). Coaching para Docentes. Motivar para o Sucesso. Porto editora.Penim, A. e Catalão, J. (2021). Ferramentas de Mentoring. Lidel.
Formador
Catarina Catarina Maria Cabanelas Pereira