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Avaliação do Desempenho Docente: da teoria à prática turma T1- 23/24

Apresentação

O Curso visa proporcionar às docentes competências práticas para a prossecução e gestão de um sistema de avaliação de desempenho mais claro e eficaz. Tem como principal finalidade dotar os formandos de conhecimentos teóricos - práticos que lhes permitam um empoderamento facilitador do desenvolvimento e implementação de processos de avaliação de desempenho. De acordo com o estabelecido no ECD, a avaliação do desempenho do pessoal docente visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e da aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. A formação permite dotar os formandos de instrumentos de observação da prática pedagógica e refletir, de forma sistematizada, sobre as práticas pedagógicas e avaliativas e o seu reflexo nas aprendizagens dos alunos, bem como sobre as potencialidades do trabalho colaborativo, enquanto prática profissional inerente à docência. Esta reflexão das práticas permitirá mudanças significativas na sala de aula, conduzirá à (re)criação e contextualização do currículo num ambiente inovador e colaborativo que assegure o desenvolvimento profissional dos docentes. Importa, por isso, desenvolver formação que promova a melhoria das práticas docentes de modo a promover a flexibilidade, a autonomia e a inclusão assim como apoiar a sua ação no sentido da melhor gestão das diferentes componentes da aprendizagem dos alunos. A melhoria da aprendizagem e a promoção do sucesso dos alunos passa por proporcionar dinâmicas de sala de aula que integrem estratégias e metodologias que promovam diferentes modos de atuação do professor. Pôr em prática a inclusão nas salas de aula e integrar de forma eficaz todos os alunos exige uma abordagem multinível.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Proporcionar uma leitura reflexiva e convergente do quadro normativo da avaliação, objetivos e procedimentos da observação de aulas. - Clarificar alguns aspetos legais da Avaliação Externa de Desempenho Docente (AEDD), nomeadamente através dos procedimentos e dos documentos inerentes à observação de aulas. - Clarificar o conceito de supervisão pedagógica não como mero processo avaliativo e/ou de classificação, mas como contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo e do desenvolvimento profissional do docente. - Clarificar as funções/operacionalização inerentes a cada um dos grupos de atores envolvidos no processo. - Debater o processo de observação de aulas na dimensão científica e pedagógica externa do desempenho docente. - Implementar um sistema de avaliação de desempenho eficaz, pela melhoria da qualificação dos avaliadores internos e externos no âmbito do processo de avaliação externa do desempenho docente.

Conteúdos

1 Enquadramento da ação e relevância da Avaliação do Desempenho Docente: 1.1. Análise dos normativos legais; 1.2. Papel da ADD no processo de regulação da qualidade do ensino; 1.3. Noção de supervisão - discussão da importância da supervisão no contexto de avaliação do desempenho docente; 1.4. O papel do avaliador interno. O papel do avaliador externo; Simulação de uma observação enquanto avaliador interno e externo. 2. Quadro normativo da avaliação do desempenho docente . Referencial de avaliação externa: parâmetros nacionais da avaliação da componente científica e pedagógica: 2.1. Princípios orientadores numa perspetiva global e integrada; 2.2. Componentes e dimensões da avaliação de desempenho docente; 2.3. Elementos de referência (componente interna e componente externa); 2.4. Intervenientes e respetiva articulação; 2.5. Procedimentos de avaliação: projeto docente, observação de aulas e autoavaliação. 3. Observação de aulas: prática e técnicas de recolha de informação . Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho: 3.1. Competências do avaliador externo; 3.2. Procedimentos: preparação, observação, autoavaliação e classificação- articulação entre o referido (instrumentos de registo) e o referente (parâmetros e níveis de desempenho);Análise e interpretação dos instrumentos de registo em função do referencial de avaliação. 4. Conclusões, avaliação e encerramento da ação.

Metodologias

A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da prática pedagógica e das aprendizagens dos alunos, mediante a capacitação dos professores, no sentido de desenvolver competências de avaliação docente. A ação de formação, consentânea com a modalidade prevista num curso de formação, seguirá uma metodologia teórico-prática, combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada, a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo. Com carácter essencialmente prático a formação desenvolve-se em momentos distintos de sessões de formação: com discussão sobre os normativos legais, desmistificação sobre o processo de ADD e simulações/ análise crítica sobre casos concretos de avaliação de desempenho que permitam contribuir para a criação ou potenciação de mecanismos e estratégias de transformação em vez de meras conformidades e reproduções. Nesta perspetiva, a avaliação e a supervisão deverão constituir práticas críticas e autocríticas, tornando-se elas próprio objeto de desenvolvimento profissional, enquanto processos de transformação e de emancipação.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias avaliativas e, no final da formação, uma avaliação final sumativa que incidirá em: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom - 6,5 a 7,9 valores; Regular - 5 a 6,4 valores; Insuficiente - 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Alves, M. P. & Machado, E. A. (2010). O pólo de excelência. Caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores ;Caetano, A. (2008). Avaliação de desempenho. O essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Livros HorizonteFeiman-Nemser, S. (1990). Teacher preparation: structural and conceptual alternatives. In W. R. Houston (Ed.), Handbook of research on teacher education, pp.212-233. N.Y: Macmillan Publishing Company.Batista, M. (2014). Ser professor e avaliador externo: mudanças nas conceções e vivências da profissão - um estudo com docentes do ensino secundário. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Formosinho, J. e Machado, J. (2010). Desempenho, mérito e desenvolvimento para uma avaliação mais profissional dos professores. In J. Formosinho, J. Machado e J. Oliveira-Formosinho (autores). Formação desempenho e avaliação de professores. Mangualde: Edições Pedago.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Maria Júlia Ribeiro

Maria Clara Araújo Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 11-01-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 20-01-2024 (Sábado) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
4 25-01-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
5 27-01-2024 (Sábado) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
6 01-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 03-02-2024 (Sábado) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 04-01-2024
Fim: 08-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-114262/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Zoom