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Como Organizar um Espetáculo Musical na Escola, desde a Preparação dos Alunos à Divulgação do Evento turma T1 23/24

Apresentação

Os espetáculos em âmbito escolar são, portanto, uma mais-valia no desenvolvimento e crescimento académico dos alunos, ao mesmo tempo que são um contributo para a coesão de toda a comunidade escolar e proporcionam uma maior abertura da Escola à comunidade local, regional e nacional em que está inserida. Por outro lado, a organização de espetáculos musicais escolares, possibilita a interação entre diferentes disciplinas e exige aos professores e à Escola a aplicação e desenvolvimento de competências de organização, segurança e gestão, que lhes permitem responder a necessidades de maior interação, comunicação e coordenação com os alunos e encarregados de educação, bem como com a restante comunidade escolar. Trata-se de uma atividade de particular responsabilidade e em que é essencial o cuidado e atenção a diferentes pormenores. Esta ação de formação destina-se, assim, à renovação e atualização de conhecimentos dos docentes no âmbito da montagem de um espetáculo musical na Escola. Nesse sentido, propõe-se aos formandos um percurso formativo que trata da organização de espetáculos musicais a 360 graus. O curso tem por alvo os professores ligados ao ensino da música nos vários graus escolares - desde o 1º ciclo até ao ensino especializado da música, passando pelas disciplinas de música e educação musical, - os quais têm que organizar frequentemente espetáculos musicais que façam parte de atividades escolares, clubes temáticos, ciclos musicais, concursos, temporadas ou festivais de música. As temáticas abordadas cruzam assuntos de várias áreas do conhecimento, desde temas didáticos e pedagógicos, até noções de comunicação, de gestão e técnicas de palco, passando pela legislação aplicável a espetáculos públicos e regras básicas de segurança.

Destinatários

Professores de Grupos de recrutamento 110, 250, 610, M01 a M45

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 110, 250, 610, M01 a M45. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Usar técnicas simples para trabalhar com os seus alunos a preparação de uma performance musical. 2. Entender todas as vertentes que são necessárias para a realização de um evento musical na Escola. 3. Ser capazes de utilizar ferramentas de comunicação básicas e simples para comunicar e divulgar os espetáculos musicais escolares em que participa. 4. Criar um plano de execução para a realização de um espetáculo musical na Escola

Conteúdos

. Módulo 1 | - Preparar os alunos para uma apresentação musical ao vivo - Técnicas de estudo e preparação de músicas e peças musicais - Apoiar o aluno no planeamento do estudo e preparação da performance musical - Apoiar o aluno na criação de uma rotina de estudo/preparação em casa - Como lidar com a ansiedade e o medo do palco . Módulo 2 | - A organização de um espetáculo Musical na Escola - Os tipos de espetáculo musical no âmbito escolar - O espetáculo musical escolar enquanto evento - Planeamento logístico de um espetáculo musical escolar - A criação e gestão de equipas multidisciplinares para organização do evento - O envolvimento dos pais na criação do espetáculo musical - Pormenores técnicos: segurança e direitos de autor . Módulo 3 | - A comunicação de um espetáculo musical escolar - O envolvimento dos pais e da comunidade escolar no espetáculo musical escolar - A abertura do espetáculo musical e da escola à comunidade local - A divulgação do espetáculo musical: da imprensa às redes sociais da Escola . Módulo 4 | - O Planeamento do Espetáculo Musical na Escola - Dicas e Boas práticas para a organização de de um espetáculo musical escolar - A criação de um plano de execução de um espetáculo musical escolar

Metodologias

SESSÕES SÍNCRONAS · Dinâmicas de grupo; · Pequenos debates que visam sedimentar conhecimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso; · Métodos expositivo e demonstrativo (demonstração e utilização acompanhada de ferramentas úteis para a organização e divulgação de um evento escolar). · Tutoriais e recursos multimédia (som e vídeo), · E-Manuais digitais (material escrito sob a forma de manual digital), · Perguntas de resposta aberta, · Fóruns, · Glossários, · Salas de discussão, · Formulários, · Email.

Avaliação

Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 da responsabilidade conjunta do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e da Direção Geral dos Recursos Humanos da Secretaria de Educação: «Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8.9 valores; Bom - de 6.5 a 7.9 valores; Regular - de 5 a 6.4 valores; Insuficiente - de 1 a 4.9 valores.»

Bibliografia

ARAÚJO, Joana Mafalda Peixoto (2013). Ansiedade na performance em crianças e adolescentes: algumas estratégias pedagógicas de autocontrolo. Universidade do Minho (Dissertação de Mestrado). Braga. BOBONE, Paula (2010). Eventologia : ciência e artes da criação e gestão de eventos. Universidade Fernando Pessoa. Porto. GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. ISIDORO, Ana Margarida et al. (2014). Manual de organização e gestão de eventos. Sílabo, Lisboa. MARTINGO, Ângelo et al. (2018). A música e o corpo. Letras e Coisas. Lavra.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Francesco Luciani

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
2 27-09-2023 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
3 29-09-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
4 02-10-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
5 04-10-2023 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
6 06-10-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
7 09-10-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
8 11-10-2023 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
9 13-10-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
10 16-10-2023 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
11 17-10-2023 (Terça-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
12 19-10-2023 (Quinta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
13 21-10-2023 (Sábado) 09:30 - 11:30 2:00 Online síncrona
Início: 25-09-2023
Fim: 21-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120641/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Zoom