Ambientes e práticas do Pré- Escolar facilitadores da Inclusão turma T1 23/24
Apresentação
A inclusão no pré-escolar define-se em função dos valores, das políticas e das práticas que sustentam o direito de cada criança (e da sua família), independentemente das suas características ou competências, a participar numa ampla gama de atividades e contextos, enquanto membros efetivos. Os resultados esperados do processo de inclusão incluem um sentimento de pertença, relações sociais positivas e amizades, bem como o desenvolvimento e aprendizagem para atingir o seu pleno potencial. Conscientes da importância da educação pré-escolar como alicerce para a educação da criança e do que a educação inclusiva pode determinar nos primeiros anos de vida, o papel do educador é essencial em todo o processo educativo. Nesta perspetiva, este curso pretende promover a reflexão/discussão acerca dos princípios orientadores da Educação Inclusiva nos contextos de pré-escolar, da construção de ambientes educativos que favoreçam a inclusão, de metodologias e currículos holísticos e flexíveis, bem como da organização de oportunidades de aprendizagem para crianças com diferentes níveis de desenvolvimento ou em situação de vulnerabilidade.
Destinatários
Educadores de Infância Professores (GR100) de docentes de Educação Especial (910,920,930)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância Professores (GR100) de docentes de Educação Especial (910,920,930). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância Professores (GR100) de docentes de Educação Especial (910,920,930).
Objetivos
- Promover espaços de análise reflexiva conjunta, acerca dos princípios orientadores do Decreto-Lei n.º54/2018,e das suas implicações, na organização dos ambientes e nas práticas educativas do Pré-Escolar; - Reconhecer fundamentos e princípios da pedagogia de infância, de acordo com as Orientações Curriculares da Educação no Pré-Escolar (OCEPE), e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; - Compreender a perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento da criança; - Incentivar à adoção de práticas pedagógicas diferenciadas que respondam às necessidades e características individuais de cada criança; - Promover práticas de planeamento e avaliação tendo como base a identificação de barreiras e potencialidades da criança e do ambiente educativo; - Analisar casos práticos; - Identificar especificidades do desenvolvimento típico e atípico de crianças dos 0 aos 6 anos; - Assegurar processos de transições facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar e 1º ciclo).
Conteúdos
1- Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento da criança: - Neuroplasticidade; - Períodos sensíveis do desenvolvimento; - Resposta ao stress; -Funcionamento executivo; -Interação dinâmica entre o biológico e a experiência. 2- Neurodesenvolvimento infantil típico/ atípico: -Etapas do desenvolvimento biopsicossocial da criança; -Normas de desenvolvimento estabelecidas/aprendizagens esperadas para uma determinada faixa etária/idade; -Referências para situar um percurso individual e singular de desenvolvimento e aprendizagem; -Sinais de alarme nas diferentes áreas do desenvolvimento; - Atraso do desenvolvimento psicomotor/perturbação do desenvolvimento; 3- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva (decreto-Lei 54/2018 e Lei 116/2019) : -Princípios orientadores da Educação Inclusiva; -Identificação de potencialidades e barreiras à aprendizagem e inclusão; -Identificação de medidas/evidências no pré-escolar; - Operacionalização de medidas no pré-escolar; - FAQ - Questões sobre o DL n.º 54/2018 e a Educação pré-escolar. 4 - Fundamentos e princípios da pedagogia de infância - práticas educativas inclusivas: - Planeamento e avaliação de ambientes inclusivos do pré-escolar; -Construção e gestão do currículo inclusivo no pré-escolar (conjunto das interações, experiências, atividades, rotinas e acontecimentos planeados e não planeados que ocorrem num ambiente educativo inclusivo, organizado para promover o bem-estar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças); -Participação/envolvimento/sucesso na aprendizagem da criança com necessidades especificas; -Práticas educativas diferenciadoras e acomodações curriculares no Pré-escolar; -Organização do tempo e adaptação de instrumentos/materiais reguladores da participação e envolvimento da criança; - Elaboração de instrumentos de transição facilitadores e de continuidade entre ciclos. 5. Desenvolvimento de materiais/documentos (no âmbito dos conteúdos do curso) que constituam trabalho de avaliação. 6. Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão. Total: 25h
Metodologias
Da 1ª à 4ª sessão da ação, as sessões serão de índole eminentemente teórico/prático, iniciadas com uma breve exposição teórica relativa aos temas a tratar, seguidas de atividades práticas de pesquisa, análise e reflexão de documentação relevante a cada tema. Nas 5ª e 6ª sessões, o trabalho será predominantemente de carácter prático, consistindo na elaboração e apresentação de trabalho passível de ser utilizado na prática pedagógica diária. Em todas as sessões será privilegiado o trabalho em grupo.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, A avaliação da aprendizagem dos formandos será contínua (formativa), tendo em consideração os seguintes critérios: motivação, participação, espírito crítico e relacionamento interpessoal e sumativa, recorrendo a instrumentos de avaliação desenvolvidos para efeito, tais como, exercícios práticos de grupo e individuais. Avaliação da formação será quantitativa de acordo com Carta Circular CCPFC-3/2007: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom- de 8 a 8,9 valores Bom- de 6,5 a 7,9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores Será feita a avaliação interna da ação de formação, recorrendo ao preenchimento, pelos formandos, de um questionário online para avaliar, designadamente, a pertinência da formação, a metodologia utilizada, a adequação da ação às necessidades individuais de formação e o impacto das competências adquiridas na atividade profissional.
Bibliografia
Bairrão, J. (1994). A Perspectiva Ecológica na Avaliação de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e suas Famílias: O Caso da Intervenção Precoce. Inovação, 7 (1).Lima, C. (coord). (2015). Perturbações do Neurodesenvolvimento - Manual de orientações diagnósticas e estratégias de intervenção. Lidel - Edições Técnicas,Lda.European Agency for Special Needs an Inclusive Education, (2017). Educação pré-escolar inclusiva:Novas perspetivas e ferramentas - relatório síntese final. (M. Kyriazopoulou, P. Bartolo, E. Bjorck - Akesson, C. Giné e F. Bellour, ed.). Odense, Dinamarca.Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-escolar -Sistemas de acompanhamento das crianças. Porto: Porto EditoraZabalza, M.A. (1996) Los diez aspectos claves de una Educación Infantil de calidad. En Zabalza, M.A. Calidad en la Educación Infantil. Madrid: Narcea.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Helena Maria Lourenço Abreu Patrão Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |