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Análise de Conteúdos de Recursos Bibliográficos (Classificação e Indexação) turma T1 23/24

Apresentação

As Bibliotecas Escolares deparam-se com novos recursos humanos, professores bibliotecários, professores com algumas horas na equipa e assistentes operacionais ou técnicos, sem conhecimentos na área da biblioteconomia. A análise de conteúdo de um recurso bibliográfico é essencial para a recuperação de informação numa biblioteca escolar, cujo papel principal é apoiar a comunidade escolar. Com os catálogos online em rede nos agrupamentos e concelhios torna-se prioritário a uniformização de dados. Esta formação é primordial para os recursos humanos das Bibliotecas Escolares porque necessitam de técnicas de análise de conteúdos para aplicar a classificação e indexação nos vários tipos de documentos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final da ação os formandos serão capazes de aplicar os princípios e técnicas necessárias à análise de conteúdo, indexação e classificação de documentos. Específicos: • Identificar os assuntos principais de um documento; • Compreender o papel da indexação nos catálogos: o acesso por assunto; • Definir Indexação e reconhecer as suas etapas; • Conhecer os diferentes sistemas e linguagens de indexação; • Proceder à indexação de documentos utilizando linguagens controladas; • Conhecer os princípios teóricos da classificação documental: classificar documentos utilizando a CDU (Classificação Decimal Universal), a FIAF (Federação Internacional de Arquivo de Filmes) e a BDVP (Bibliotecas e Discotecas da Cidade de Paris).

Conteúdos

- Organização e representação do conhecimento através de linguagens documentais controladas e específicas. (3h) - Indexação (6h) Operação destinada a representar através de uma linguagem documental, o resultado da análise do conteúdo de um documento, de modo a que possa ser recuperado no OPAC (catálogos informatizados). . Análise documental e análise de conteúdo . A indexação por assuntos . Linguagens controladas - Classificação (6h) A classificação de um documento consiste na codificação por assunto através de um sistema de classificação que pode ser numérico ou alfanumérico. • A CDU (Classificação Decimal Universal) é um sistema de classificação que se baseia no conceito de que o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser subdivididas em subclasses, numa hierarquia decimal. • A FIAF (Federação Internacional de Arquivo de Filmes) - Tabela de Classificação de Documentos de Vídeo, de ficção e não ficção • A BDVP (Bibliotecas e Discotecas da Cidade de Paris) – Tabela de Classificação de Documentos Sonoros, por género musical. - Exercícios práticos (10h) Resolução de exercícios práticos de indexação e classificação de recursos bibliográficos.

Metodologias

- Organização e representação do conhecimento – sessão teórica - Indexação – Sessões teórico/práticas - Classificação - Sessões teórico/práticas - Exercícios Práticos – Sessões práticas

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (70%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

• ALMEIDA, Ana Cristina e SANTOS, Manuela (org.) – CDU: Classificação Decimal Universal. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2005. 891, [2] p. ISBN 972-565-353-5• BLANC-MONTMAYEUR, Martine e DANSET, Françoise – Lista de Cabeçalhos de Assunto para Bibliotecas. Lisboa: Caminho, 1999. 311 p. ISBN 972-21-1289-9• IFLA - Manual Unimarc : formato bibliográfico. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2008, 910 p. ISBN 978-972-565-439-2

Formador

Marta Gomes

Início: 07-05-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-116980/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

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