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Descrição de Recursos Bibliográficos (catalogação) NÍVEL AVANÇADO turma T1 23/24

Apresentação

As Bibliotecas Escolares deparam-se com novos recursos humanos, professores bibliotecários, professores com algumas horas na equipa e assistentes operacionais ou técnicos, com poucos conhecimentos na área da biblioteconomia. A cadeia e o tratamento documental são essenciais para o funcionamento de uma biblioteca no apoio à comunidade escolar. Com os catálogos em linha em rede nos agrupamentos e concelhios torna-se prioritário a uniformização de dados. Esta formação é primordial para os professores e restante equipa, das Bibliotecas Escolares, porque necessitam de conhecimentos mais aprofundados das técnicas de tratamento documental do espólio da biblioteca escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Docentes dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Docentes dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivo geral No final da ação os formandos serão capazes de compreender os princípios fundamentais da área da biblioteconomia, os mecanismos de produção e processamento de recursos bibliográficos de monografias. Específicos: • Produzir descrições bibliográficas normalizadas de monografias e respetivos pontos de acesso, que consiste na análise exterior do documento de onde é feita a descrição dos seus dados bibliográficos e nos permite a identificação do documento: autor, título, edição, publicação, descrição física, coleção, notas, ISBN, etc., para empréstimo automatizado num programa de gestão de bibliotecas. • Pesquisar em catálogos bibliográficos em linha, utilizar o Z39.50 e captura de registos MARC.

Conteúdos

1 - A descrição automatizada de recursos bibliográficos (catalogação): - 4h A catalogação compreende a realização das seguintes tarefas: análise exterior do documento, identificação e seleção dos elementos essenciais do documento que permitam identifica-lo, descrição bibliográfica do documento, recuperando os elementos constantes do registo. Esta descrição é feita numa ficha bibliográfica segundo normas internacionalmente definidas e automatizada em computador num programa de gestão de bibliotecas. Entende-se por monografia toda a obra com uma unidade de conteúdo, com texto e por vezes com ilustrações. Ela pode ser constituída por um ou mais volumes, publicados numa mesma data ou em momentos diferentes, segundo um plano preestabelecido. 2- Captura de registos bibliográficos em formato MARC e Z39.50 – 6h Pesquisar em catálogos bibliográficos em linha de outras Instituições e realizar “cópias” de registos bibliográficos em formato Unimarc. 3- Exercícios Práticos – 15h Realização de exercícios de catalogação de monografias

Metodologias

Teórico/Práticas, Práticas, de Seminário/Projeto/Estágio, …) — (máx 1000 caracteres) - A descrição automatizada de recursos bibliográficos (catalogação) – sessões teórico/práticas - Captura de registos bibliográficos em formato MARC e Z39.50 - sessões teórico/práticas - Exercícios práticos – sessões práticas

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: Participação /Contributos: - Participação nas sessões- 30% Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos -30% Reflexão Crítica -40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente Resposta a um inquérito elaborado para o efeito, centrado em: • Adequação dos objetivos estabelecidos • Nível de adequação às necessidades formativas • Pertinência da informação teórica • Organização e dinamização • Adequação dos espaços 2. Pelo formador: Elaboração de um relatório crítico com especial incidência: • Na análise das atividades desenvolvidas • Na participação e grau de empenhamento dos formandos Elaboração de uma pauta de avaliação dos formandos, na escala de 1 a 10, com: • Aplicação dos critérios de avaliação constantes do regulamento da modalidade de formação • Aplicação dos critérios de avaliação descritos

Bibliografia

IFLA - Descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD): edição consolidada. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2012. 356 p. ISBN 978-972-565-479-8IFLA - Manual Unimarc : formato autoridades. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2008. 309 p. ISBN 978-972-565-432-3IFLA - Manual Unimarc : formato bibliográfico. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2008, 910 p. ISBN 978-972-565-439-2SOTOMAIOR, José Carlos – Regras de catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa. Lisboa: BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2008. 1075 p. ISBN 978-972-9067-38-9

Formador

Marta Gomes

Início: 04-01-2024
Fim: 30-01-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120588/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

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