
A ARTE TERAPIA NA EDUCAÇÃO - UMA MAIS-VALIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA turma T1- 23/24
Apresentação
A arte é parte fulcral da vivência humana, como a história da humanidade bem atesta. Desde sempre que as expressões artísticas foram o mote para comunicar ideias, pensamentos, emoções. A partir do século XIX a arte começou a ser utilizada como técnica terapêutica e, desde então, têm-se desenvolvido múltiplas técnicas que se expandiram para diversas áreas, nomeadamente, para a educação. Através de diferentes mediadores artísticos desenho, pintura, objetos lúdicos, colagem, modelagem, música, fotografia, movimento, drama, marionetas, mitos, histórias exprimimos os nossos bloqueios e emoções, e assim aumentamos a nossa clareza, acalmamos o stress, libertamos a nossa criatividade. As técnicas da arte terapia conduzem-nos a nós mesmos, à nossa essência, à descoberta da vida em nós. Em termos educativos e sociais o seu potencial é imenso, podendo cruzar-se com outras áreas do saber, potenciando a força da arte e dos conteúdos com que se cruza.
Destinatários
Professores dos Grupos 240, 250, 600 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 600 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 600 e 610.
Objetivos
- Capacitar os participantes para a aplicação de técnicas envolvendo os mediadores artístico-expressivos; - Vivenciar a expressão artística, mediada e acompanhada; - Conhecer as valências da arte terapia; - Reconhecer a força criadora e transformadora das diferentes expressões artísticas e a sua aplicação na educação; - Habilitar os participantes a integrar as expressões artísticas na planificação das atividades letivas.
Conteúdos
Sessão 1 O que é a arte terapia: um pouco de história; 1 h Os mediadores mais utilizados: desenho e pintura; 2 horas Sessão 2 A utilização da modelagem o envolvimento do corpo na produção de um objeto; 3 h Sessão 3 Construção e colagem a tridimensionalidade e a perceção do espaço; 3 h Sessão 4 Objetos lúdicos e a palavra dar voz ao que a não tem, tomando a palavra como construção artística; 3 h Sessão 5 Movimento e drama a encenação e dramatização como consciência do corpo e da sua expressão coreográfica. 3h Reflexão conclusiva do caminho percorrido ao longo das sessões. 3h Sessão 6 - Apresentação e discussão das propostas pedagógicas dos formandos. 4 h Sessão 7 Avaliação da ação. 3 h
Metodologias
Sessões plenárias síncronas 20 horas Sessões de trabalho de grupo assíncrono 5 horas. Total da ação 25 horas Sessões teóricas/práticas - Introdução teórica ao tema da sessão (exposição) - Experimentação dos mediadores artísticos selecionados para cada sessão - Elaboração teórica sobre o processo experimentado - Conceção de uma atividade pedagógica integrando os mediadores da sessão
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: Participação /Contributos: - Participação nas sessões- 30% Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos -30% Reflexão Crítica -40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Bettelheim, Bruno (1979) Feridas simbólicas. Moraes Editores. LisboaDecobert, Simone e Sacco, François coord. (2000) O desenho no trabalho psicanalítico com a criança. Climepsi Editores. LisboaRodrigez, J., e Troll, G. (1995) Lart therapie pratiques, techniques et concept. Editions Ellebare
Formador
Ana Maria Fernandes Cláudio