
VERDES LEITURAS - PROJETO PARA A CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFINITA E INTERGERACIONAL - Presencial turma T1 2023
Apresentação
Como podem os livros saídos do coração de uns (professores educadores) chegar ao coração dos outros (as crianças e os jovens alunos), como podem as palavras escritas plasmadas em velhos livros e as palavras frescas em repouso nas novas edições, ganhar asas e voarem até ao coração dos outros levando à criação de uma biblioteca infinita? Sendo os livros motores de voo para se aprender a alegria, a amizade, a sabedoria, a generosidade, a humildade, a solidariedade, mas também a perda, a morte, o medo, a maldade, a injustiça. Como é que em épocas tão distintas, as de ontem e as de hoje, páginas de livros tão diferentes conseguiram ajudar a crescer, despertando crianças e jovens de épocas diferentes para o prazer da leitura? Sustenta-se esta ação no facto de que os livros que se escolhem ao longo da vida serem, mais do que matéria inanimada, verdadeiros contentores de memórias, espécie de registo autobiográfico com os seus pequenos e grandes acontecimentos, carregando consigo um passado de realidades concretas, palpáveis, tangíveis, que trazem agarrados às suas páginas, à sua capa e contracapa, às suas ilustrações quando estas existem, da mesma forma que as pessoas leitoras carregam as suas rugas, as suas dores e alegrias. Ainda com esta ação se considera a importância de derrubar as barreiras geracionais erguidas entre os mais novos e os mais velhos contribuindo para uma maior relação e cooperação entre gerações como forma de abrir caminho para a construção do respeito por todos.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220.
Objetivos
Dar a conhecer a história da leitura para a infância em Portugal da I República aos dias de hoje; Explorar algumas estratégias e metodologias capazes de estimularem a partilha de experiências e memórias leitoras estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro; Valorizar percursos leitores; Permitir criar, para um mesmo livro, diferentes identidades; Diversificar ferramentas de trabalho no domínio do livro e da leitura valorizando práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler e de ouvir ler; Promover a leitura enquanto atividade inclusiva e reforçar a ideia de uma educação leitora como parte integrante do desenvolvimento pessoal e social de qualquer cidadão; Reafirmar a ideia do educador e do professor como mediador formal e não formal do livro e da leitura; Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos de avaliação da literacia.
Conteúdos
1. O que é ler, o que é a Leitura; 2. Abordagem à história da leitura para a infância em Portugal: 2.1. A leitura e os livros na I república; 2.2. A leitura e os livros no Estado Novo 2.3. A leitura e os livros a partir do 25 de Abril - 3 horas 3. História da sociologia da leitura enquanto motor para a investigação do percurso leitor de cada formando, levando a que se revisitem, as leituras que cada um fez quando era criança; 4. Partilha de todas essas experiências e memórias leitoras resgatando livros que a cada formando alimentaram o espírito e estimularam o imaginário - 3 horas 5. Elaboração de um trabalho escrito porque a caneta é como a sachola, capaz de desenterrar as raízes de cada um, reafirmando a importância de alguns livros na viagem que cada um fez durante a sua infância e a adolescência. Realça-se que esse trabalho não será uma mera sinopse, tão pouco uma crítica literária, mas uma carta de amor ao livro ou livros eleitos. 3 horas 6. Caça furtiva aos livros para crianças e jovens escritos por autores contemporâneos e que se encontram longe da zona de conforto dos educadores e professores formandos da ação levando depois a que estes forjem elos entre as suas leituras de ontem e as suas leituras de hoje. 3 horas 7. Apresentação dos dois trabalhos ao grupo. 3 horas
Metodologias
Sustenta-se a metodologia desta ação na seguinte frase de Paulo Freire: ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção e produção. O que está em jogo não é, pois, a transmissão do conhecimento, mas a ambição educativa de uma pedagogia ativa em que se promova a aprendizagem pela descoberta, ou seja, a ação segue os seguintes princípios orientadores: não fazer por fazer pois as atividades são meias para atingir os objetivos e não fins em si mesmas; não fazer para, mas fazer com tendo em conta que os formandos não devem ser meros consumidores; não fazer tendo em conta os resultados, mas os processos que permitam A ação Verdes leituras funciona como um veículo para a aprendizagem da mediação do livro e da leitura capaz de oferecer aos formandos experiências associadas a uma participação ativa e de carácter dinâmico enquanto mediadores.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação nas sessões de formação (20%) - Realização das atividades práticas (50%) - Relatório final de reflexão crítica (30%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
BENAVENTE, Ana (coord.); ROSA, Alexendre; COSTA, António Firmino; ÁVILA, Patrícia: A Literacia em Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian e Conselho Nacional de Educação, 1996.HUNDT, Peter, Childrens Literature, Blackwell Publishing, 2001.MANGUEL, Alberto, Trad. Maria José Figueiredo. Um diário de Leituras, Edições ASA, 2007.MONTES, Graciela, El corral de la infância, Fundo de Cultura Economica, 2001.RAMADA, Diogo: Estudos da Sociologia da Leitura em Portugal no século XX. Edição Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2006
Formador
Ana Maria da Silva Meireles Serafim